Como trabalhar menos para seu marketing digital

Qual a melhor forma de atrair visitantes para o site de uma empresa?
1 de junho de 2017

Como trabalhar menos para seu marketing digital

Conquistar posições em mecanismos de busca como o Google é um dos principais objetivos de qualquer empresa.

Mas como fazer isso com o mínimo esforço necessário e se destacar da concorrência?

1 – Você precisa fazer a roda girar

E antes de pensar em fazê-la girar, você precisa ter certeza que o seu marketing está realmente redondo, e que seu site está pronto para receber um trabalho de otimização para mecanismos de busca (SEO). Nós criamos uma planilha para você conferir os itens básicos para sua empresa iniciar no marketing digital. Nela você vai conhecer as arestas a serem aparadas antes de fazer a roda girar. Afinal, se o nosso objetivo é trabalhar menos para conquistar resultados, nada mais adequado do que garantir que não estamos sendo sabotados por nós mesmos, não é?

Muitas empresas buscam soluções milagrosas em consultores, ferramentas e agências, mas se esquivam de procurar se conhecer e de corrigir os seus próprios erros. E como conhecer problemas que eu nem sei que poderiam existir? Por isso essa planilha de itens básicos vai auxiliar a garantir que a sua parte inicial foi feita, e que temos uma roda pronta para girar em alta velocidade.

2 – Saindo da Inércia

Vamos começar? O cálculo que o Google faz para posicionar os resultados de busca são extremamente complexos. Eles envolvem diversas análises do seu site, sites de concorrentes, sites de referência e muito mais. No entanto, o cálculo mais importante que o Google faz é a soma da qualidade de links que apontam para o seu site. É isso que mostra que você é realmente uma referência a ser indicada para solucionar as pesquisas de um usuário.

Então, como fazer para que outros sites criem links para o meu?

Primeiramente você precisa ter conteúdos que valham a pena serem compartilhados. Antes de publicar, pense o seguinte: será que meu conteúdo é digno de ser compartilhado? É assim que saímos da inércia: saindo antes da nossa zona de conforto e pesquisando o que realmente é relevante para meus parceiros, clientes atuais e futuros clientes. O que faria com que essas pessoas compartilhassem isso em seus blogs, sites e redes sociais? Como eu consigo entregar valor para esses públicos a ponto de eles se inscreverem na minha newsletter? Certamente no seu dia a dia existem inúmeras situações que podem virar um conteúdo de extrema relevância, assim como acontecimentos da atualidade que podem se transformar em posts perfeitos para o seu blog.

Comece a criar e a divulgar seus conteúdos. Em pouco tempo esse processo estará no automático e os resultados começarão a vir.

3 – Velocidade máxima

A roda do marketing digital não é nem um pouco leve. São bilhões de endereços disputando um lugar ao Sol, e você está recém no começo. Mantenha contato constante com seu público de interesse para saber se você realmente está entregando algo de valor a eles. Assim você não desperdiça energia seguindo uma ideia de conteúdo errada e, aos poucos, vai construindo sua própria estratégia de conteúdo de sucesso.


Super dica

É importante dar tempo ao tempo. Algumas estratégias realmente demoram um pouco a dar resultados. Por exemplo, ao impulsionar uma publicação no Facebook você pode não notar um resultado imediato. Mas depois de algumas semanas impulsionando, você vai criando um público cativo e que tende a começar a compartilhar seus conteúdos. A tendência é que você conquiste novos fãs diariamente e tenha um alcance orgânico cada vez mais significativo na sua fan page.


A aceleração nos resultados será notória, desde que seu esforço e análise sejam contínuos. Um bom índice a ser acompanhado é o número de inscritos em sua newsletter. Também, ao enviar um e-mail marketing, suas taxas de abertura tendem a ser cada vez maiores, pois o seu público realmente possui interesse no que você está oferecendo. Automaticamente sites e blogs estarão mais propensos a fazerem parcerias, citando seus posts como referência. Assim o Google começará a posicioná-lo à frente de seus concorrentes que ainda seguem estagnados.

Menos trabalho, mais resultados

Agora é só manter o nível de qualidade e procurar estar atualizado sobre como conquistar resultados com a geração de conteúdo. Seguindo a lista abaixo você deixará de desperdiçar tempo e conquistará resultados extremamente relevantes no seu marketing digital.

  • Executar lista da planilha de itens básicos
  • Conhecer o interesse do seu público
  • Produzir conteúdo de relevância
  • Acompanhar resultados
  • Manter frequência e qualidade na geração de conteúdo
Dimitri Silva
Dimitri Silva
Apaixonado por marketing digital e as maravilhas que ele pode trazer na vida de quem acredita no seu próprio negócio. Trabalha com o mercado online desde 2008. Cursou Publicidade e Propaganda na UFRGS, começou sua carreira como programador e desde então transita entre comunicação e programação para oferecer soluções online realmente eficazes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *