Qual a melhor forma de atrair visitantes para o site de uma empresa?

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Qual a melhor forma de atrair visitantes para o site de uma empresa?

Se você utiliza regularmente as redes sociais e ferramentas de busca da internet, já deve ter percebido que cada vezmarketing-de-relacionamento mais as empresas, sejam elas grandes marcas ou mesmo locais, se preocupam em disponibilizar na web conteúdo relevante e envolvente relacionado ao o que elas produzem.

Esse conteúdo atrai um grande número de pessoas, que se interessam pelo assunto e associam a informação de qualidade à empresa responsável por sua produção, fazendo com que ela seja cada vez mais bem vista. Ou seja, essa produção de conteúdo interessante reflete positivamente na imagem das empresas, o que impulsiona a venda de seus produtos.

A utilização de conteúdo autoral como forma de atrair público para os negócios é uma das principais características do Marketing de Relacionamento, também chamado de Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo. Provavelmente você já ouviu essas expressões ou leu em algum lugar, considerando-se que é o tipo de estratégia de marketing digital mais utilizada atualmente.

Mesmo se você não estiver inserido no contexto do marketing, é só ler um pouco a respeito, que percebe-se que as estratégias do Marketing de Conteúdo estão inseridas na rotina das pessoas. Afinal, você mesmo já deve ter lido conteúdos super interessantes e relevantes nas redes sociais, curtiu e até mesmo compartilhou, e aí percebeu que ele era desenvolvido por uma empresa, e isso deve ter despertado seu interesse em conhecer melhor os produtos e soluções que ela oferece. Também deve  ter notado que ao fazer uma busca em algum provedor da web, como o Google, sobre algum assunto específico, muitas das páginas em destaque para esclarecer as dúvidas e problemas são de sites de empresas.

Essa produção de conteúdo que contribui para solucionar dúvidas, problemas ou que mostra oportunidades para as pessoas, tem como principal objetivo atrair visitantes voluntariamente para o site da empresa, criando uma base de contatos (leads). Após essa atração inicial, o próximo passo é desenvolver um relacionamento com esses leads, sempre nutrindo-os com novos conteúdos, até ele ser considerado qualificado, ou seja, com informações suficiente para decidir sobre a compra.

Uma das principais diferenças entre o Inbound Marketing e o tradicional, ou outbound, é que a relação com os possíveis clientes não é baseada em interrupções, propagandas nas quais as pessoas não têm escolha se querem ver ou não. No Marketing de Relacionamento, a produção de conteúdo faz com que haja um interesse real sobre a empresa, seus produtos e soluções, atraindo cada vez mais visitantes para o site e, consequentemente, convertendo estes visitantes em contatos que são oportunidades de venda.

Marketing de relacionamento na prática

O interesse das pessoas é extremamente variado e depende de uma série de fatores, como a profissão, cargo, grau de escolaridade, gostos pessoais, etc. Por isso o conteúdo produzido deve ter planejamento e cuidado, pensando nos perfis de pessoas que a empresa almeja atingir, assim como deve ser atraente o suficiente para que mesmo as pessoas que não estejam supostamente encaixadas nesses perfis também sintam interesse em descobrir mais sobre as oportunidades e soluções que a empresa oferece. No marketing de relacionamento, a produção do conteúdo depende da empresa que o produz, dos objetivos que ela possui e também do perfil(s) de clientes que pretende atrair.

Confira um exemplo prático sobre o tipo de conteúdo que pode ser produzido:

Empresa: Instituição com cursos técnicos profissionalizantes

Perfis de público: Jovens e adultos que pretendem ingressar em algum curso técnico; jovens indecisos sobre o futuro; pessoas insatisfeitas com seu emprego/profissão atual;

Conteúdo (postagens nas redes sociais e no site/blog):

– Sobre as oportunidades que o mercado de trabalho oferece para quem possui curso profissionalizante;

– Informações de como a pessoa identifica qual área profissional lhe interessa mais;

– Relatos de profissionais sobre como é o dia-a-dia no trabalho de determinada profissão;

– Opiniões dos estudantes matriculados na instituição, podendo haver também um acompanhamento da rotina de alguns alunos;

– Informações sobre mercado de trabalho: sobre áreas que mais têm demanda na cidade, perfis de profissionais que procuram, o que é decisivo na hora da contratação.

– Dicas sobre como realizar currículo, como se portar em entrevistas de emprego;

– Conteúdos que mostrem que o investimento feito para realizar um curso tem um retorno bem positivo na vida pessoal e profissional da pessoa;

– Informações específicas sobre as áreas profissionalizantes abrangidas pelo curso. Por exemplo, se oferece 5 cursos, cada dia 1 post no Facebook sobre uma profissão.

Luize Ribas
Luize Ribas
Profissional de Comunicação com experiência em marketing digital e em produção de conteúdos para internet. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, é Gestora de Conteúdo da Agência MKS. Acredita no poder da comunicação para envolver e engajar as pessoas.

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