Marketing de relacionamento: como transformar visitantes do site em contatos da sua base de clientes

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Marketing de relacionamento: como transformar visitantes do site em contatos da sua base de clientes

Ter muitos visitantes no site é uma ótima forma de divulgar os serviços e produtos que sua empresa oferece e demonstra que seu conteúdo está atraindo pessoas interessadas até o site. No entanto, se a estratégia de marketing da sua empresa se limita a apenas atrair visitantes e eles não passam dessa etapa, certamente você não terá os resultados esperados. Isso porque não basta apenas atrair visitantes até o site, a empresa necessita ter em sua base de contatos essas pessoas que tiveram interesse pelo conteúdo. Essa transformação de visitantes em contatos é chamada de conversão, uma etapa fundamental do Marketing de Relacionamento.

Os contatos que a empresa possui em sua base são chamados de leads. São com essas pessoas que a instituição irá desenvolver um relacionamento que tem como objetivo gerar confiança e agregar valor. Esta relação entre empresa e lead irá passar por várias etapas, conforme o lead demonstra interesse e consome os conteúdos produzidos. Confira abaixo algumas dicas de como impulsionar a geração de leads na sua empresa. 

Saiba mais sobre como atrair visitantes ao site da sua empresa

Marketing de Relacionamento: conversão de visitantes em leads

Por que é necessário transformar os visitantes do site em leads? É importante entender que para conseguir produzir um conteúdo que realmente interesse seus possíveis clientes, antes é preciso conhecê-los e saber quais são seus problemas e a melhor forma que a sua empresa pode resolvê-los.

Ter o contato desses possíveis clientes em sua base é a melhor forma de obter esse tipo de informação, além do que, somente assim, com leads, sua empresa conseguirá manter uma comunicação e um relacionamento contínuo, a partir, principalmente, de email marketing.

O relacionamento com a base de leads irá possibilitar que eles avancem na jornada de compra da sua empresa, ao consumir conteúdos que agreguem valor e gerem confiança. Conforme o relacionamento entre o lead e a empresa vai se desenvolvendo é possível perceber quais são os conteúdos e informações que realmente interessam ao lead em específico e quais são seus tipos de problemas e como a sua empresa poderá resolvê-los.

Com esse conhecimento, seguindo a estratégia do Marketing de Relacionamento, é necessário enviar conteúdos (ebooks, checklists, webnarios, infográficos, dicas) que realmente interessam ao lead, o que cria maior engajamento entre ele e a empresa.

Para conseguir desenvolver esse relacionamento com cada vez mais pessoas e para ter melhores resultados na sua empresa, é necessário realizar a conversão dos visitantes em leads, e uma das formas mais eficaz é a criação de landing pages no seu site.

Landing Pages: crie ofertas e páginas para conversão

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Ebooks são uma das ofertas mais utilizadas para geração de leads nas Landing Pages

É na Landing Page (página de aterrissagem, de chegada) do site onde o visitante irá encontrar a oferta que lhe despertou o interesse. Elas são páginas específicas criadas para captação de leads. A Landing Page deve ser ao mesmo tempo de fácil entendimento e que chame atenção do visitante para realizar a conversão. O conteúdo e a oferta da empresa deve despertar o interesse do público e demonstrar as vantagens que quem realizar a conversão irá possuir. 

A oferta mais utilizada nesse primeiro contato entre o possível cliente e a empresa, é um ebook. Ou seja, um livro eletrônico feito para distribuição via internet que tenha um conteúdo com alguma relação com as soluções e produtos que a empresa oferece e cujo principal intuito é informar e até mesmo educar esse público interessado.

Para fazer o download do e-book, com esse conteúdo que lhe despertou o interesse genuinamente para o site da empresa, o visitante precisa se cadastrar no formulário da Landing Page, informando, na maioria das vezes, nome, email e, em alguns casos, celular. Ao informar estes dados, os visitantes tornam-se leads, ou seja, contatos da empresa.

A partir desse momento, a estratégia do marketing de relacionamento é entrar em contato via email com esses leads, nutrindo-os com conteúdos que lhe interessam e conforme eles avançam no processo de compra. A construção desse relacionamento iniciada pelo marketing é transmitida ao vendedor quando estes leads já se encontram qualificados, ou seja, estão preparados com informações suficientes para decidir sobre a compra.

Na prática: crie Landing Pages eficientes

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Mãos à obra: crie landing pages eficientes

Com landing pages atrativas e com ofertas (como ebooks, avaliações gratuitas, dicas) que agregam valor, sua empresa irá gerar cada vez mais leads, aumentando sua base de clientes e tendo resultados melhores. Confira algumas dicas para que sua Landing Page seja mais eficiente e converta mais leads:

  • Seja objetivo e claro: o texto da sua landing page não pode deixar o internauta com dúvidas, por isso deve ser escrito de forma clara e objetiva. Também é importante explicar o que a pessoa irá encontrar se realizar a conversão. O texto deve ser ao mesmo tempo conciso e convincente.
  • Use cores que despertem atenção: é recomendável usar pelo menos duas cores na sua landing page, uma mais neutra e outra mais chamativa em locais estratégicos como no botão que a pessoa deve clicar para receber a oferta.
  • Atenção aos Call’s To Action (CTAs) : CTAs são botões que chamam para a ação, como o próprio nome diz. Por exemplo, se a oferta é um ebook para realizar o download, muitas pessoas deixam o nome do CTA como “Baixe agora”. No entanto, se você utilizar palavras mais chamativas e que reforçam o que a pessoa irá receber ou aprender com aquele material, há mais chances de mais pessoas converterem.
  • Teste várias vezes: é importante você realizar landing pages com muita atenção e cuidado, no entanto o que irá garantir o sucesso no aumento da conversão de leads da sua empresa é você testar muito. Realize uma landing page, divulgue-a e acompanhe os resultados, veja se funciona com seu público. Troque de oferta ou com a mesma oferta, teste outro tipo de texto e layout e compare os resultados. Assim, você irá conhecer cada vez mais seu público e ver o que traz melhores resultados.

 

Luize Ribas
Luize Ribas
Profissional de Comunicação com experiência em marketing digital e em produção de conteúdos para internet. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, é Gestora de Conteúdo da Agência MKS. Acredita no poder da comunicação para envolver e engajar as pessoas.

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