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Inbound Marketing: o que significa e como utilizá-lo em seu negócio

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O principal objetivo do Inbound Marketing é atrair o interesse dos possíveis clientes para a empresa. Com este tipo de marketing, são as pessoas que procuram o site, mídia social e blog da empresa, com o intuito de aprender mais sobre a área de atuação daquela determinada instituição. As estratégias do Inbound Marketing acompanham as novas formas de comunicação e de tecnologia do mundo digital e ele é cada vez mais essencial para qualquer negócio que queira se manter atuante e competitivo no mercado.

Essa procura espontânea do público se explica porque ao adotar as estratégias do Inbound Marketing a instituição estará realizando um trabalho de atração do público, como um imã, e não de interrupção, como é realizado no marketing “tradicional” (como os comerciais na televisão, por exemplo). Essa forma de se relacionar com o público, presente no Inbound Marketing, é totalmente adequada aos tempos atuais, onde cada vez mais o poder de escolha está nas mãos do consumidor.

A tradução literal de Inbound Marketing seria “marketing de entrada”, contudo, ele também é conhecido por nomes como “marketing de atração” e “marketing de relacionamento”. O importante é entender que nas estratégias adotadas por este marketing o foco está nos possíveis clientes e em resolver suas necessidades, por isto é que ele resulta na atração destas pessoas para o site da empresa.

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Inbound Marketing: principais características

O Inbound marketing é a melhor maneira de transformar estranhos em clientes e promover um negócio. Pois, a sua metodologia é adaptada a atual situação de mercado e aos atuais hábitos de compra dos consumidores. Entre as principais estratégias utilizadas pelo Inbound estão:

  • Marketing de Conteúdo: criação e compartilhamento de conteúdo de qualidade para trazer as pessoas certas para a sua empresa. Para isso, é preciso alinhar o conteúdo com os interesses do seu público-alvo, assim você atrai o tráfego de entrada e então, pode converter em leads, fechar negócios e conquistar a fidelidade do cliente.
  • Mídias Sociais: as redes como Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter são essenciais para despertar o interesse do público no conteúdo que a empresa está produzindo e conquistar visitantes para o site.
  • Práticas de SEO (Search Engine Optimization): SEO é a otimização do seu website para mecanismos de pesquisa (como o Google). Basicamente, sua importância se revela porque não seria eficiente produzir conteúdos incríveis se ninguém for lê-los. Adotar boas práticas de SEO aumentam suas chances de seu site ser encontrado pelos mecanismos de pesquisa quando pessoas estiverem procurando pelo conteúdo que você produziu e/ou pelas soluções que sua empresa oferece.
  • Investir em anúncios: Facebook Ads e Google AdWords são realmente investimentos que a empresa pode realizar para aumentar o tráfego do site e de suas ofertas de conteúdo rico, resultando na conversão de um número maior de leads e consequentemente de clientes. Uma das principais vantagens do investimento nestes anúncios é que, diferente do que ocorre com o marketing tradicional, é possível mensurar exatamente a quantidade de pessoas que foram impactadas por eles e as que chegaram até o conteúdo do site a partir dos anúncios. Com este tipo de análise, tem como identificar o que dá certo e o que não dá e também qual é o ROI (Retorno sobre Investimento).
  • Nutrição de leads: após conquistar visitantes no site e convertê-los em leads, é importante manter o relacionamento com estes possíveis clientes que têm interesse em seu conteúdo. Começa a etapa que se chama nutrição de leads, ou seja, é o trabalho contínuo de enviar informações relevantes e com qualidade para os leads. Isto é realizado principalmente através do e-mail marketing.
  • Marketing e vendas alinhados: outro ponto importante em ressaltar do Inbound é a aproximação das equipes de marketing e de vendedores. A entrega de leads qualificados para o time de vendas resulta em maior assertividade para estes profissionais, otimizando os resultados das empresas.

Como começar a usar Inbound Marketing no meu negócio?

O Inbound Marketing é algo extremamente relevante e amplo também. Neste artigo você pode conferir as principais características que fazem do Inbound tão importante para as empresas que querem crescer e se atualizar no meio digital.

Leia outros posts de nosso blog para saber mais.

Veja estas dicas práticas para quem quer que o Inbound Marketing comece a fazer parte da rotina da empresa:

  • Mantenha-se informado sobre as estratégias do mercado;
  • Acompanhe blogs de agências, como a MKS, e analise que tipo de informações podem ser usadas na sua empresa;
  • Crie uma página no Facebook (se ainda não tiver) e nas demais mídias;
  • Entenda qual é seu público e quais são suas necessidades;
  • Produza conteúdo interessante e relevante para sua audiência;
  • Publique posts nas redes sociais e também no blog da empresa;
  • Invista em Facebook Ads e Google AdWords;

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Luize Ribas
Luize Ribas
Profissional de Comunicação com experiência em marketing digital e em produção de conteúdos para internet. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, é Gestora de Conteúdo da Agência MKS. Acredita no poder da comunicação para envolver e engajar as pessoas.

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