Geração de leads para pequenas e médias empresas: porque esse é um dos principais focos do marketing digital e como aumentar sua base

vídeo no marketing digital
O poder do VÍDEO no marketing digital
8 de março de 2018
Marketing Digital: entenda em 5 tópicos porque ele é essencial para seu negócio crescer
5 de abril de 2018

Geração de leads para pequenas e médias empresas: porque esse é um dos principais focos do marketing digital e como aumentar sua base

Geração de leads para pequenas e médias empresas

Apesar de nem todas PMEs se preocuparem com isto, mostramos porque a geração de leads para pequenas e médias empresas é essencial.

Além de atrair mais pessoas para o site da empresa, a geração de leads deve ser um dos principais focos da estratégia de marketing digital de sua pequena ou média empresa. De forma simples, podemos dizer que um lead é um cliente em potencial de sua empresa.

Isso porque, para a pessoa se tornar um lead, necessita deixar suas informações de contato em troca de algo que você ofereceu. Essa ação de confiar em você e entregar os dados de contato demonstra o interesse que ela teve pelo que foi ofertado por sua empresa. Seja um ebook, aula gratuita, versão teste de produto, orçamento, entre outros.

Além disso, também mostra que essa pessoa começou a conhecer sua empresa e tem um perfil compatível com de seus clientes. Enfim, podemos dizer que os leads potencialmente podem fechar negócio com você.  

Com essas informações já podemos ver a importância de aumentar a geração de leads para sua PME. Mas como fazer isso? Continue acompanhando o artigo para descobrir!

>>Leitura recomendada: Marketing de relacionamento: como transformar visitantes do site em contatos da sua base de clientes com landing pages eficientes

Como gerar leads

A conversão de um “desconhecido” em lead é conquistada principalmente a partir da produção de materiais ricos com conteúdos que sejam do interesse da persona e que são distribuídos gratuitamente.

Para a sua persona receber o material, ela deixa em troca suas informações de contato, geralmente nome, email e telefone/whatsapp. É dessa forma que ela se torna um lead da empresa.

É importante observar que o material disponibilizado gratuitamente realmente precisa ter um valor agregado para o público. Os objetivos disso são, além de aumentar sua base de contatos, estimular a confiança do público na sua marca, educar o mercado e promover o branding da sua empresa.

Geração de leads para pequenas e médias empresas

Nada de achar que a produção de materiais ricos para geração de leads é apenas para grandes empresas. O conhecimento que você tem acumulado em sua PME, com toda experiência sobre seu nicho de mercado, é muito valioso. Utilize ele para produzir conteúdos realmente únicos, criativos e cativantes.

Dessa forma sua audiência irá se identificar com sua empresa, se engajar nas redes sociais e, se esses leads tiverem uma boa nutrição de conteúdos e relacionamento, a chance deles virarem clientes é bem grande.

Exemplos de materiais ricos

Vale ressaltar que além de ebooks há outros tipos de materiais ricos que podem ser produzidos para a geração de leads para pequenas e médias empresas. São exemplos de materiais ricos que podem ser de interesse de seu público:

  • Tutoriais relacionados ao nicho de mercado. Por exemplo, empresa de tecnologia faz tutoriais de como usar determinadas plataformas que sejam relevantes para o público;
  • Webinars sobre assuntos de interesse relacionados a sua PME;
  • Modelos de conteúdos que façam sentido para seu público. Por exemplo, uma imobiliária pode disponibilizar um modelo de contrato de aluguel de casas;
  • Aula gratuita sobre assunto de interesse do público;
  • Planilhas em excel. Por exemplo, uma empresa contábil disponibiliza uma planilha de Planejamento Financeiro;
  • Versão teste de um serviço por determinado período de tempo;
  • Sequência de vídeos com conteúdos relevantes e audiobooks, entre diversas outras opções.

Conclusão

Ressaltamos que os materiais de geração de leads para pequenas e médias empresas irão depender do público-alvo, do nicho de mercado em que a PME atua e também de criatividade e disposição para realizar o material.

Apesar do tempo e esforço que será empreendido na produção disso, os resultados podem ser bastante satisfatórios para a empresa. Pois, como já salientamos, a geração de leads deve ser um dos principais focos do marketing de sua PME.

Conte para nós: esse conteúdo foi útil para você? Que tal deixar nos comentários as ideias que você teve ao ler nosso artigo? Contamos com sua participação!

Se tiver qualquer dúvida sobre marketing digital para sua PME, você também pode entrar em contato com a Agência MKS.

 

Luize Ribas
Luize Ribas
Profissional de Comunicação com experiência em marketing digital e em produção de conteúdos para internet. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, é Gestora de Conteúdo da Agência MKS. Acredita no poder da comunicação para envolver e engajar as pessoas.

1 Comentário

  1. Muito interessante essas informações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *