Marketing Digital: entenda em 5 tópicos porque ele é essencial para seu negócio crescer

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Marketing Digital: entenda em 5 tópicos porque ele é essencial para seu negócio crescer

O Marketing Digital traz uma série de possibilidades para aumentar as vendas de seu negócio e expandir sua marca. Descubra quais são as principais características e como implantar em sua empresa [+Vídeo + Áudio].

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Faz tempo que a internet faz parte do cotidiano de milhares de brasileiros e cada vez mais ela está sendo utilizada nas decisões de compra. Mas além do consumo em si, as diversas redes sociais e novas tecnologias são usadas no relacionamento entre consumidores e empresas.

Mídias tradicionais, como TV e rádio, não são mais os únicos meios de comunicação essenciais para que o público reconheça a marca e confie na empresa. Ainda mais para aqueles empreendedores que buscam um relacionamento com o público para além da compra, o marketing digital é essencial.

As marcas precisam estar presentes no dia a dia do seu público, assim como conhecê-lo melhor para realizarem uma comunicação que seja eficiente e gere resultados. Estes resultados que o marketing digital proporciona vão além de vender mais produtos. Também têm relação com a empresa ser reconhecida pela qualidade e diferenciais, difundindo uma boa imagem pelo relacionamento que desenvolve com os possíveis clientes.

São inúmeras as vantagens do marketing digital para as empresas, independente do porte ou nicho de mercado em que atuam. Neste artigo reunimos em cinco tópicos características que irão convencê-lo de como ele é fundamental para seu negócio crescer.

Assista ao vídeo com o resumo dos tópicos abordados no artigo:

#1. Internet é cada vez mais importante para os brasileiros

O Facebook tem mais de 130 milhões de usuários brasileiros ativos mensalmente, de acordo com os últimos dados de 2017. Além disso, o tempo que o brasileiro passa nas mídias sociais é bem elevado, mesmo considerando médias internacionais.

A pesquisa “Futuro Digital em Foco Brasil 2015”, divulgada também em 2016 pela consultoria ComScore, empresa de pesquisa de mercado sobre marketing, mostra que os brasileiros são líderes no tempo gasto nas redes sociais. A nossa média é 60% maior do que a do resto do mundo. Ficamos conectados em média 650 horas por mês.

Segundo a Pesquisa de Mídia Brasileira, realizada pelo Governo Federal e publicada no fim do ano passado, o canal de comunicação preferido dos brasileiros é a internet. Este levantamento busca conhecer os hábitos de consumo de mídia da população brasileira.

O fato dos veículos de comunicação tradicionais, televisão e rádio, ficarem em posições abaixo da internet, demonstra a relevância cada vez maior da web no cenário brasileiro. Consequentemente, também evidencia como é fundamental para as empresas estarem ativas nesse meio.

#2. Marketing digital: menor custo e mais assertivo

Diferente das mídias tradicionais, em que o investimento precisa ser muito alto para pagar uma campanha em televisão, por exemplo, o marketing digital tem muita flexibilidade no orçamento.

Isso significa que independente do porte da empresa é possível investir nele e ter resultados. Para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) essa é melhor opção, pois possibilita que elas se aproximem do público-alvo mais assertivamente e com um custo bem menor.

Em campanhas publicitárias na televisão por exemplo, não tem como escolher o público para o qual a campanha vai aparecer, fazendo com que as informações se dispersem e nem sempre tendo o retorno esperado. Já com o marketing digital é possível direcionar o conteúdo e ofertas da empresa especificamente para o público-alvo em questão, gerando muito mais resultados com um investimento menor.

#3. Resultados são mensuráveis

A mensuração de resultados é uma das principais vantagens do marketing digital. Com ferramentas de monitoramento que ajudam a entender onde você está e para onde deve caminhar, é possível ver quais ações dão mais resultados e trazem maior impacto para a empresa e quais podem ser alteradas.

Por exemplo, no marketing digital é possível ver de forma fácil, quantos visitantes acessaram o site da empresa e quantos tornaram-se contatos da sua base de clientes, o que ajuda a verificar a assertividade do site e das ações de conversão que estão sendo realizadas.

Nestes artigos você pode entender melhor a importância em atrair visitantes para o site e quais são as principais ações para convertê-los em contatos (leads) da sua empresa.

marketing-digital

#4. Sem fronteiras: sua marca está onde o cliente estiver

Por estar na internet, este tipo de marketing não tem limites de fronteiras. O que determina o alcance dos seus anúncios é o seu objetivo. No marketing digital, os anúncios e a produção de conteúdo da empresa são direcionados. Eles encontram as pessoas que estão nos locais onde a empresa atende e oferece os serviços e produtos. Seja nacionalmente, em uma região ou apenas em uma localidade.

Além disso, o marketing digital proporciona maior precisão para suas campanhas, anúncios e conteúdos. Ele chega na hora certa para a pessoa certa. Ou seja, quando ela está buscando o que você oferece. O que aumenta as chances de vender o produto ou serviço.

#5. Interação e personalização

Com o marketing digital, há diferentes formas de criar e difundir conteúdo. O que é fundamental para (re)afirmar a mensagem da sua marca e alinhar a comunicação com seu público. Além disso, é possível (e necessário) segmentar o público. Dividindo-o de acordo com os interesses distintos, para realizar uma comunicação ainda mais específica.

Com a personalização das informações e conteúdos, o público se identifica ainda mais com sua marca. Pois percebe que ela realmente o entende e disponibiliza o que lhe interessa. A partir de ações em redes sociais e sites, é possível desenhar campanhas específicas para atingir cada um dos perfis do seu público. Isso gera cada vez mais interação e resultados para o negócio.

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Luize Ribas
Luize Ribas
Profissional de Comunicação com experiência em marketing digital e em produção de conteúdos para internet. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, é Gestora de Conteúdo da Agência MKS. Acredita no poder da comunicação para envolver e engajar as pessoas.

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