Por que usar mídia paga em pequenas e médias empresas?

Marketing Digital: entenda em 5 tópicos porque ele é essencial para seu negócio crescer
5 de abril de 2018

Por que usar mídia paga em pequenas e médias empresas?

mídia paga em pequenas e médias empresas

Para um resultado mais rápido e eficaz com Marketing Digital, uma ótima opção é usar mídia paga em pequenas e médias empresas. Fizemos um resumo sobre os principais canais nos quais você pode anunciar sua empresa e porque investir.

Primeiro sua PME precisa definir a persona, ou, no mínimo, o público-alvo que quer atingir, para entender onde o encontrar na internet, que canais normalmente são usados e como pode ser impactado através de mídia paga.

Mas você sabe o que é mídia paga?

Mídia paga é, basicamente, um anúncio em determinado meio. Você paga uma quantia em dinheiro para que o conteúdo, empresa ou produto/serviço que você queira, seja exibido de forma privilegiada em determinada mídia.

Antes da revolução digital, as principais opções de mídia paga eram campanhas publicitárias na televisão. Contudo, as PMEs encontravam muita dificuldade para anunciarem seus produtos ou serviços. Pois esse tipo de anúncio tem um valor muito excessivo. Apenas grandes empresas conseguiam se privilegiar dos resultados de campanha publicitárias.

Esse cenário mudou com a internet e com todas facilidades das novas mídias digitais. Agora, usar mídia paga para anunciar sua PME é muito mais prático, eficaz e barato. E você tem várias opções de anúncios, em diferentes canais na web e que podem ser feitos de diversas maneiras, de acordo com o que seu público busca.  

Você deve saber que um bom resultado orgânico na internet costuma demorar mais tempo para ser alcançado. Já a utilização de mídias pagas costumam proporcionar maior efetividade e aumentar as chances de você vender mais com estratégias de marketing digital.

Vamos conferir quais são os principais tipos de anúncios e porque usar mídia paga em pequenas e médias empresas.

Links patrocinados

Sabe quando você faz uma pesquisa no Google, principal mecanismo de busca, e nos primeiros resultados têm aquela palavra ‘anúncio’ logo abaixo do link da página?

São exatamente esses os links patrocinados. Conteúdos em destaque na parte superior ou na parte direita do monitor. No qual a empresa responsável está pagando para que o Google a deixe naquela posição privilegiada que garantirá vários cliques.

A sua empresa também pode criar uma campanha de links patrocinados através do Google AdWords. Seja para conquistar mais acessos em uma página de vendas, gerar mais leads com uma landing page ou aumentar as visitas no próprio site.

Tudo depende do que você decidir para sua campanha de divulgação. Fica em suas mãos definir para onde direcionar e o objetivo da campanha (como conversão de leads, venda direta, entre outros). Também é possível direcionar a campanha para um público-alvo específico através de palavras-chave que façam sentido para o seu negócio.

Como é um assunto relativamente mais complexo, recomenda-se uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto e o contato com uma agência de marketing digital

  • AdWords

AdWords é a plataforma de anúncios do Google. Nela podem ser gerenciadas:

  • Campanhas de anúncios para o YouTube;
  • Campanhas de links patrocinados, que são exibidos quando se realiza uma busca com as palavras-chave definidas pelo anunciante;
  • Também podem ser gerenciados os anúncios que aparecem em sites.

É uma das plataformas de anúncios mais utilizadas pelas empresas que querem se destacar na internet . Um dos principais motivos para isso é o alto nível de segmentação que o AdWords possibilita. O próprio Google disponibiliza um manual para quem quer anunciar no AdWords. Você pode encontrar esse manual do AdWords aqui.

Remarketing

Você já pesquisou por um produto ou serviço em determinado site de uma empresa, não comprou e quando acessou o Facebook ou outros sites no Google encontrou um anúncio exatamente sobre aquilo que você estava procurando?

Caso já tenha passado por essa situação, não ache que é algum tipo de telepatia ou só coincidência. Esse, na verdade, é um exemplo de remarketing. Isso ocorre porque aquela página da empresa possui uma tag específica, seja do Facebook ou Google, que fará com que todas pessoas que visitaram a página ou site recebam, logo após o acesso da página, anúncios relacionados.

E será fascinante se você adotar para sua PME. Concorda?

Pesquisas indicam que muitas pessoas decidem sua compra com aqueles anúncios de remarketing, pois já tiveram um tempo para analisar sua situação e o anúncio as faz lembrarem de seu problema. E que precisam resolvê-lo com aquele determinado produto ou serviço. O remarketing funcionará muito bem para sua PME. Principalmente se for bem trabalhado, com um conteúdo que chame a atenção do público e o incentive a terminar a ação de compra.

Anúncios em Redes Sociais (Social Ads)

Dos anúncios em redes sociais mais conhecidos, podemos destacar o Facebook Ads e Instagram Ads. Considerando que essas são as mídias com maior público e onde provavelmente você encontrará o seu. Além disso, também o LinkedIn Ads pode ser utilizado pela sua PME. Como você deve saber, essa é uma das principais redes para conectar profissionais e empresas.

É importante dizer que as redes sociais têm uma quantidade gigantesca de informações a cada momento. Por isso, se você quer aumentar a visibilidade de sua empresa na internet e impactar seu público para melhorar o branding da empresa e aumentar as vendas, é fundamental investir em anúncios nas redes sociais.

Todas mídias sociais possuem uma série de possibilidades em anúncios. O que possibilitam melhores resultados ao se usar mídia paga em pequenas e médias empresas. É possível, por exemplo, realizar a definição de público considerando nível escolar, renda média mensal e características pessoais, entre outras informações.

Também pode-se fazer o direcionamento para uma localização específica e muitas outras informações que ajudarão você a realizar um anúncio eficaz. Como ocorre em toda estratégia de Marketing Digital,  é importante conhecer seu público, definir quem você quer atingir, de que forma irá impactar e os objetivos da campanha.

Considerações finais: porque usar mídia paga em pequenas e médias empresas

Se você ainda está em dúvida sobre usar anúncios, reunimos alguns benefícios que usar mídia paga em pequenas e médias empresas pode trazer:

  • Resultados mais rápidos para empresa;
  • Melhora o alcance de sua marca, seja nas redes sociais ou no próprio Google;
  • Aumenta a autoridade de sua marca;
  • Maior geração de leads para pequenas e médias e empresas;
  • É possível definir exatamente o valor gasto;
  • É possível saber Retorno sobre Investimento (ROI);
  • Podem ser realizadas alterações enquanto a campanha está ativa;

Como você pode ver, são vários motivos para se usar mídia paga em pequenas e médias empresas. Entretanto é necessário salientar que as campanhas necessitam de acompanhamento frequente. Que sejam realizadas melhorias a medida que os dados iniciais indicam os melhores caminhos a serem seguidos.

Também é necessário conhecer o público da empresa, assim como o conteúdo das campanhas precisam ter ótima qualidade. Fique atento para questões como:

  • Ter informações claras e objetivas nas campanhas;
  • Ofertas e anúncios que cumprem o que informam;
  • Imagens relevantes para aquele anúncio;
  • Se for Social Ads, utilize vídeos, pois possuem maior nível de engajamento.

Tudo isso influenciará nos resultados finais ganhos com mídia paga. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Agência MKS, que poderemos ajudar você.

Luize Ribas
Luize Ribas
Profissional de Comunicação com experiência em marketing digital e em produção de conteúdos para internet. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, é Gestora de Conteúdo da Agência MKS. Acredita no poder da comunicação para envolver e engajar as pessoas.

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