Desde já, lembramos que o universo do Marketing Digital possibilita infinitas possibilidades . Não só para estratégias que colaborem para encontrar os clientes ideias, como também para ter um posicionamento digital mais marcante e melhorar resultados. Contudo, com metodologias implementadas, muitos erros de Marketing Digital são cometidos na tentativa de acertar, é claro!
Dessa forma, principalmente quando os profissionais do departamento ainda não possuem muita experiência, isso é mais comum do que se imagina. O que é normal, afinal de contas, ninguém nasce sabendo, não é mesmo? Por outro lado, o cenário é pior se considerarmos as empresas que não possuem pessoas especializadas que realizem essas tarefas e acabam tentando fazer as coisas acontecerem por si, sem um direcionamento correto.
Por isso, listamos os 7 principais erros de Marketing Digital para auxiliar você a identificar e corrigir eles e começar a potencializar seus resultados e estratégias. Confira:
Antes de tudo: esse é um dos erros de Marketing Digital mais comuns praticados pelas empresas. Quando não há uma definição clara dos objetivos a alcançar, tudo se torna mais complicado. Nesse sentido, existem muitas estratégias para adotar, mas para que sejam eficientes é preciso que exista um planejamento muito sólido. Portanto, como planejar se não houver a definição de objetivos?
Por mais que a metodologia utilizada “seja padrão”, tenha em mente que cada negócio possui suas particularidades e, por consequência, as necessidades também se diferenciam. Sendo assim, se você não definir o que a sua empresa precisa e pretende, nada fará sentido.
Solução:
Para ajudar você a entender seus objetivos, identifique suas dores (o que precisa ser melhorado). Por exemplo:
Talvez sua dor não foi citada, mas com estes exemplos fica mais fácil entender o primeiro passo para definir o seu objetivo. De acordo com eles, você determina as principais razões que levam empresas a adotar estratégias de Marketing Digital.
Em suma: responda quem é o seu cliente ideal? Qual o perfil você quer atingir? O público-alvo, também conhecido como “persona”, é fundamental para garantir conteúdos e ações de marketing que cheguem até as pessoas certas. Com isso, é mais provável que os clientes que estejam de acordo com a expectativa da empresa sejam atingidos.
Portanto, mesmo com a melhor estratégia, identifique públicos interessados pelo seu conteúdo e oportunidades de público a serem explorados.
Solução:
Se não souber ao certo por onde começar, escolha um dos seus cliente reais e tente responder estas perguntas:
Dessa forma, sendo possível, reúna o máximo de informações que puder sobre o seu público-alvo. Isso direciona suas campanhas e estratégias de forma assertiva e evita outros erros de Marketing Digital.
De que adianta definir o seu objetivo, conhecer o seu público e não produzir conteúdos relevantes? Um dos principais motivos de estabelecer o perfil das pessoas atingidas é justamente direcionar materiais e estratégias para cada uma delas.
Além de contribuir para o posicionamento e autoridade da marca nos temas explorados, ajudam o consumidor a percorrer a jornada do cliente até a tomada de decisão de compra. De forma resumida, para cada um dos quatro passos a seguir, defina uma linguagem e abordagem:
Solução:
Crie conteúdos que contribuam para todas as etapas do funil de vendas e transformem os leads em clientes. Nessa hora, pense em conteúdos para os diferentes estágios do funil:
Essa é a maneira mais eficiente de oferecer informações para os diferentes tipos de prospects de acordo com a fase em que se encontram.
Essa é uma prática vista com maus olhos por ser nociva às empresas. O motivo mais evidente para isso não ser uma boa ideia é que as pessoas dessas listas NUNCA tiveram contato com o seu negócio.
Pense bem: você se sente à vontade ao receber emails de uma marca ou de alguém com quem nunca se relacionou? Provavelmente não. Assim também pensam os clientes de uma lista de email não autorizada. Há mais chances da sua mensagem ser identificada como spam e de esse lead se sentir invadido do que ter um retorno positivo.
Além disso, utilizar ferramentas confiáveis para o disparo evita envio de mensagens para contatos não autorizados.
Soluções:
Trabalhe na construção da sua própria lista. Faça isso por meio de formulários de conversão e extração de cadastros de clientes atuais, por exemplo. Leia mais sobre isso no próximo item.
Esse é mais um dos erros de Marketing Digital cometidos com frequência e que mais geram prejuízo para as empresas. Se a estratégia estabelecida não prevê a geração de leads, nada do que falamos anteriormente fará sentido.
Com a avidez por soluções cada vez mais rápidas, as pessoas pesquisam de todas as formas possíveis empresas, produtos e serviços que supram as suas necessidades. Desse modo, quando identificam o seu problema e consideram uma solução, já estão mais propensos a fazer negócios, principalmente em casos de vendas complexas como as B2B. Nessas situações, o cliente se informa sobre tudo o que pode de forma antecipada para entrar em contato e sanar dúvidas muito específicas.
Sendo assim, se você não tem uma página de captura de leads, como os vendedores poderão entrar em contato com as pessoas que procuram por você?
Solução:
Dessa forma, produza conteúdos ricos como ebooks e infográficos de interesse do público a ponto de eles acharem que vale a pena fornecer seus dados de contato. Explore as possibilidades que as Landing Pages podem oferecer e adote uma identidade visual e linguagem que chame a atenção e desperte a curiosidade para a conversão.
O grande assunto do momento ao falar de marketing são elas: as estratégias de SEO (Search Engine Optimization). A sigla diz respeito às estratégias de otimização para melhorar o alcance e resultados nos mecanismos de busca. Fato é: dada a importância de aparecer entre as primeiras opções de pesquisa direta ou relacionada, essa deveria ser uma das primeiras preocupações das empresas desde a construção do website institucional.
Para aparecer entre os primeiros Google, por exemplo, é preciso realizar uma série de estratégias, a começar pelo estudo de palavras-chave relacionadas ao assunto divulgado. Utilizando-as com uma frequência e produzindo um conteúdo com um número de caracteres específicos e determinados, suas chances de aparecer entre os primeiros da lista aumentam.
Se analisarmos bem, há uma porção de empresas e negócios querendo se destacar e ser vista pelos consumidores, não é mesmo? Portanto acredite: toda a vez que você deixa de pensar nas regras de SEO nos seus conteúdos, no seu website, em suas Landing Pages, alguma outra empresa já passou à sua frente.
Solução:
Faça uma pesquisa detalhada sobre todas as palavras-chave pelas quais você quer que sua empresa seja encontrada e aplique de forma estratégica em seu site. Para a produção de conteúdos como blogposts, o SEO também deve ser aplicado e exige cuidados mais específicos. Por isso, se possível, consulte um especialista da área!
Se tivéssemos listado esses erros de Marketing Digital por ordem de recorrência, talvez esse item estivesse no topo da lista. Muitas pessoas, de forma errônea, acreditam que as estratégias digitais se resumem às redes sociais. Claro que elas fazem parte do planejamento e são, sim, peças fundamentais. Mas não se limita a isso.
Assim como já abordamos, existe uma série de outras questões tão – ou mais – relevantes do que os posts no Instagram, Facebook e LinkedIn.
Infelizmente, muitas pessoas baseiam o sucesso de suas estratégias ao número de curtidas que têm em sua FanPage ou aos likes recebidos em cada postagem. Porém, este não é um indicativo real de oportunidades geradas. De que adianta ter um engajamento altíssimo, curtidas e comentários, e não conseguir gerar nenhuma venda com a rede social?
Solução:
Utilize as redes sociais que você acredita que o seu público mais usa como maneira de divulgar conteúdos e tentar atrair esses visitantes para o seu site ou alguma página de conversão.
Como já dissemos mais de uma vez ao longo desse conteúdo, o Marketing Digital é um conjunto de estratégias que deve ser aplicada em conjunto para que realmente traga os retorno esperado.
Infelizmente, esses erros de Marketing Digital podem ser protagonistas e reduzir as oportunidades e resultados que sua marca espera. A princípio, talvez você tenha se identificado com um ou mais deles, mas não há motivos para se desesperar!
Aplicar as correções necessárias, modificar o que vem sendo feito e buscar o suporte de um time de especialistas, mesmo que seja para orientar sobre o melhor caminho a seguir, já melhora significamente os resultados.
Aqui na MKS, por exemplo, nossos profissionais possuem experiência de mercado e são capazes de traçar a melhor estratégia de acordo com a necessidade do seu negócio. Caso você se sinta à vontade, converse com um de nossos especialistas, exponha as suas dificuldades e aguarde as propostas sugeridas para extrair todos os benefícios que o Marketing Digital pode proporcionar.