Um dos principais destaques da pesquisa “Mídias Sociais 360º” é o alto crescimento das visualizações no YouTube dos vídeos das marcas analisadas. Também em relação a vídeos, apesar da sua importância no cenário atual, as empresas continuam não o utilizando tanto quanto o esperado no Facebook. É o que revela o estudo sobre redes sociais relativo ao segundo trimestre de 2017 (meses de abril, maio e junho).
A pesquisa “Mídia Social 360º ocorre a cada três meses e mede o desempenho das 100 maiores marcas brasileiras em número de seguidores presentes no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. É realizada pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em parceria com a Socialbakers – líder global em soluções para a otimização de performance nas redes sociais.
O YouTube continua ganhando espaço, como os estudos anteriores já haviam demonstrado. No segundo trimestre deste ano, os vídeos das 100 principais empresas tiveram, em média, 547.933 visualizações. Este número representa cerca de 130 mil views a mais do que a média do primeiro trimestre de 2017 (409.831 visualizações).
O número ganha relevância ainda maior na comparação com o mesmo período em anos anteriores. No segundo trimestre de 2016, a média de visualizações era de 224.452, e em 2015, de 162.658. Demonstrando como esta rede está cada vez mais importante para as marcas e o relacionamento com seu público.
Em relação ao vídeo no Facebook, não houve tanto investimento das empresas quanto o esperado. No entanto, a tendência por vídeos deve ser priorizada pelas empresas, considerando que as novas tecnologias desenvolvidas no Facebook estão proporcionando maior destaque para as publicações em vídeos. Neste artigo, por exemplo, você confere porque o vídeo também deve ser prioridade no marketing de Pequenas e Médias Empresas.
A tendência em publicar um número maior de vídeos nas mídias sociais, em relação a textos e imagens, ainda não é encontrada entre as 100 empresas brasileiras com mais interações nas redes. O setor que mais publica é o das empresas da área de entretenimento, com uma porcentagem de 25%. A opção mais utilizada pelas empresas no Facebook é o de imagens e também textos com links externos para conteúdos mais aprofundados.
O Instagram tem se mostrado cada vez mais como uma mídia essencial para desenvolver o relacionamento entre empresas e seu público. Com um apelo visual muito maior do que o do Facebook, o Insta é considerada uma rede para alimentar melhor a relação com os clientes. Geralmente com publicações mais de bastidores ou parecendo mais “pessoais”, as publicações do Instagram tendem a interagir mais com os usuários e criar identificação com os mesmos.
Os números da plataforma mostram um crescimento significativo. As 100 empresas mais representativas tinham, em média, 808.444 seguidores no primeiro trimestre deste ano. Já no segundo trimestre, o número subiu para 901.324.
Acesse os dados completos da pesquisa Mídia 360º aqui.
Estes números crescentes demonstram como há cada vez mais interações entre empresas e clientes nas redes sociais. Este aumento não se limita a apenas grandes marcas, as redes sociais são essenciais para todos empresários que pretendem se destacar no mercado e crescer mais com a ajuda do marketing digital.
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