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Consultoria Comercial: saiba como estruturar a sua equipe agora!

Publicado por Dimitri Silva em 13 de fevereiro de 2023
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Consultoria Comercial

A consultoria comercial é uma atividade que busca ajudar as empresas a aumentar suas vendas, já que este é um dos departamentos mais importantes de uma empresa, afinal é esse time que irá fechar novos negócios e manter os antigos, não é mesmo?

Através da implementação de estratégias e técnicas de vendas eficientes e a partir da integração com o time de marketing, os resultados da empresa podem ser exponenciados.

Para que isso aconteça, é importante que a equipe de comercial seja bem estruturada e preparada para atender às necessidades de cada cliente.

Neste artigo, vamos explorar as etapas para estruturar uma equipe a partir da consultoria comercial de maneira eficiente e simples!

Para isso, separamos 6 passos que você precisa seguir! Acompanhe!

Passo 1: Defina o objetivo da equipe

Antes de mais nada, é importante que você defina o objetivo da equipe. Isso é essencial para o sucesso da consultoria comercial. Dessa maneira, é preciso estabelecer as metas de vendas e os resultados esperados, além de definir o perfil dos clientes que a equipe deve atender.

Nesse passo, é importante definir também quais são os valores e os tipos de comportamento que você espera que represente a sua marca, pois o time escolhido precisa acatá-los.

Passo 2: Escolha a consultoria comercial certa

Consultoria Comercial

Tendo o passo 1 bem definido, é essencial contar com uma consultoria comercial de qualidade. 

A escolha dos consultores é uma etapa fundamental na estruturação da equipe de vendas. Os consultores precisam ter habilidades de vendas, comunicação e negociação eficazes, além de conhecimento técnico na área que serão consultados.

Ou seja, se você está realizando uma consultoria comercial para alavancar o seu negócio, essa empresa precisa entender do seu negócio, não apenas de vendas no geral e precisa conseguir repassar esse conhecimento e as técnicas para todos os membros da sua equipe interna. 

A MKS, por exemplo, tem um serviço de consultoria comercial que consegue dar conta, inclusive, da integração do setor com o marketing, pois é especialista em vendas digitais e faz de tudo para que seus clientes obtenham o mesmo sucesso por todos os caminhos possíveis! Saiba mais aqui. 

Passo 3: Forneça treinamento e capacitação

Depois de escolher os consultores e ter definido os objetivos, é importante fornecer treinamento e capacitação para todos os membros, pois somente a consultoria comercial pontual não consegue dar conta de um crescimento constante. Ela abre caminho, mas nunca há fim na trajetória do aprendizado, ainda mais em épocas de tantas mudanças e em um momento em que as vendas pela internet não param de crescer.

Os colaboradores precisam estar preparados para atender às necessidades dos clientes. Isso inclui treinamentos sobre as técnicas de vendas, estratégias de negociação e habilidades de comunicação.

Passo 4: Crie uma cultura de vendas

A cultura de vendas é fundamental para o sucesso da equipe e da consultoria comercial. É importante que os vendedores estejam comprometidos com os objetivos da equipe e que eles sejam motivados a alcançar suas metas. Para isso, é necessário criar uma cultura de vendas positiva, em que os funcionários se sintam valorizados e recompensados por seus resultados.

Isso pode ser feito por meio de bônus, incentivos em viagens, prêmios e comissões. Até um simples reconhecimento pode fazer toda a diferença. 

LEIA TAMBÉM: O que é um head de vendas e qual é a sua importância na equipe?

Passo 5: Estabeleça uma rotina de trabalho eficiente

Estabelecer uma rotina de trabalho eficiente para a equipe comercial é um dos passos que mais surte efeito e um dos mais cobrados pela consultoria comercial de qualidade. É necessário definir as tarefas diárias dos vendedores, estabelecer horários para reuniões e definir os processos de vendas e de atendimento ao cliente.

Passo 6: Integre os departamentos de marketing e comercial

Consultoria Comercial

Por fim, mas igualmente importante, está o passo 6. Uma consultoria comercial de qualidade sabe que hoje em dia não é possível separar o time de vendas do marketing, que muitas vezes é por onde chegam os leads qualificados. 

A relação entre marketing e setor comercial, portanto, é fundamental para o sucesso de uma empresa. O marketing é responsável por criar estratégias para atrair clientes e aumentar a visibilidade da marca, enquanto o setor comercial tem como objetivo finalizar as vendas e fechar negócios. Ambos trabalham em conjunto para alcançar o mesmo objetivo: aumentar as vendas e o lucro da empresa.

LEIA TAMBÉM: Posicionamento de marca: entenda a importância e saiba como aplicar

O marketing é responsável por identificar o público-alvo, criar mensagens de marketing atraentes e desenvolver campanhas de marketing para alcançar esses clientes em potencial. Já o setor comercial tem como papel aplicar essas estratégias de marketing, oferecer produtos e serviços e fechar negócios. É importante que a equipe comercial entenda as estratégias de marketing e saiba como aplicá-las de forma eficiente durante as negociações.

Tudo isso é ensinado em uma consultoria comercial com a MKS, já que também somos experts em marketing digital.

Além disso, o marketing pode ajudar o setor comercial a identificar oportunidades de vendas e aumentar a eficiência das técnicas de vendas. Por exemplo, o marketing pode fornecer dados e análises sobre o comportamento dos clientes e as tendências de mercado para ajudar a equipe comercial a tomar decisões informadas. Também pode fornecer informações sobre as melhores maneiras de se comunicar com os clientes, como usar as mídias sociais e outras ferramentas de marketing para maximizar as conversões.

LEIA TAMBÉM: 8 estratégias de marketing para vender mais

Faça a consultoria comercial da MKS e alavanque o seu negócio

Como vimos, a estruturação de uma equipe comercial é um processo fundamental para o sucesso do seu negócio. 

Por isso, defina o objetivo da equipe, escolha os consultores certos, forneça treinamento e capacitação, crie uma cultura de vendas positiva, estabeleça uma rotina de trabalho eficiente. 

Além disso, é importante manter a equipe motivada e recompensá-los pelos resultados alcançados, o que ajudará a manter o alto desempenho da equipe.

Lembre-se que um bom desempenho no time de vendas depende da dedicação, esforço e atenção aos detalhes. Ao seguir as etapas acima, você estará mais próximo de alcançar o sucesso na implementação de estratégias de vendas eficientes para seus clientes.

E nós estamos aqui para agilizar e potencializar esse processo.

Agora que você já sabe os primeiros passos para estruturar uma equipe comercial, que tal colocar esses conhecimentos em prática com a ajuda da MKS? Nossa agência oferece soluções personalizadas de consultoria comercial para ajudar sua empresa a aumentar as vendas e alcançar seus objetivos de negócios. E, de quebra, você ainda pode contratar nossos serviços de marketing, impulsionando ainda mais os seus resultados.

Não perca mais tempo e entre em contato conosco hoje mesmo para agendar uma consultoria comercial que fará a diferença para o sucesso de sua empresa!


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