Se chegou até este conteúdo querendo saber se o marketing digital funciona mesmo, isso pode demonstrar três coisas:
E sabe por que estamos dizendo isso? Por serem esses os principais motivos que levam organizações, especialmente do mercado B2B, a buscarem saber mais sobre como o marketing digital pode ajudá-las a resolver seus problemas e estão cogitando explorar os meios digitais nesse tipo de modelo de negócio. Por algum motivo, diversos gestores e empreendedores relutam em acreditar na eficácia do marketing digital para negócios B2B. E, no caso, é bem provável que você se enquadre nesse perfil, já que pesquisou sobre esse assunto.
Mas, voltando. O marketing digital funciona desde que seja bem planejado e bem executado. E quando falamos em um bom planejamento vale ressaltar que essa não é uma função exclusiva do time de marketing, pelo contrário. Para que o departamento – ou a agência contratada – possa desenvolver ações e estratégias bem elaboradas, é preciso que exista clareza dos reais objetivos que a corporação pretende alcançar. E para isso é importante a contribuição de profissionais de outros setores. O gerente ou diretor comercial, por exemplo, podem colaborar de forma assertiva para o direcionamento da estratégia a ser implementada.
Caso não sejam bem definidas, as ações que deveriam trazer bons resultados podem realmente se tornar um fracasso. E nesse caso, certamente o marketing digital não proporcionará todos os benefícios que traria para a sua empresa, caso tivesse sido bem executado.
Independentemente do segmento, área de atuação e modelo de negócio, é importante destacar que uma boa estratégia de marketing digital consiste naquela que será capaz de trazer boas oportunidades para a empresa. Contudo, para que isso aconteça, é fundamental ter em mente qual a real necessidade que a sua corporação apresenta, já que não existe apenas uma estratégia e sim um conjunto delas que podem fazer você alcançar os seus objetivos.
O segredo para que isso ocorra é saber o que você quer alcançar, que, provavelmente, são novos clientes e fechamento de negócios.
Mas diante de todas as opções disponíveis, como saber qual a melhor estratégia para o mercado B2B? Como dito um pouco mais acima: aquela que trará boas oportunidades, que na linguagem “marketeira” é o mesmo que gerar leads qualificados.
A geração de leads, aliás, é a maneira que a empresa tem de encontrar consumidores que possam estar interessados em seu negócio. Para que isso ocorra é preciso adotar estratégias que visem a conversão. Isso pode ser feito por meio de formulários que devem estar posicionados em lugares estratégicos. É por conta do preenchimento dessas informações que um visitante se torna um lead e os vendedores podem fazer contato.
Mas para isso é indispensável que você ofereça algo em troca desses dados. Acesso a algum conteúdo rico, nesse caso ebooks e infográficos podem funcionar muito bem, mais informações sobre algum produto ou solução disponibilizada pela sua empresa, vantagens “exclusivas”, uma consultoria gratuita, enfim. É preciso oferecer algo que possa interessar esse lead a ponto de ele querer compartilhar suas informações de contato com você.
Sabe aquela pessoa que entra em uma loja, olha todos os produtos, mas não leva nenhum, mesmo diante de uma infinidade de opções? Pois bem! Por algum motivo essa pessoa chegou até o estabelecimento, mas não estava disposta a comprar naquele momento. Pode não ter se agradado de nada, não serem produtos realmente necessários ou pela incerteza de saber se realmente precisa daquilo. Enfim, seja qual for a justificativa para não ter comprado, percebe-se que essa pessoa não estava no momento certo de adquirir algo.
Em relação a geração de leads essa também é uma realidade. Nem sempre as pessoas que irão converter em seus formulários estarão no momento ideal para fazer negócio. Por isso é preciso além de gerar esses leads, garantir que sejam qualificados. Ou seja, aqueles que podem ser convertidos mais facilmente em clientes. E sabe qual uma das maneiras mais eficientes de gerar leads qualificados? Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, que é um conjunto de estratégias que objetivam a atração e conversão de clientes por meio da oferta de conteúdos relevantes. Nesse caso, ao invés da empresa ter que ir atrás do cliente, é ele quem a encontra por meio dos mecanismos de busca, blogs e redes sociais que oferecem respostas para os seus questionamentos e podem oferecer soluções para os seus problemas.
Um exemplo claro para isso é o que estamos fazendo. Você chegou até a nossa página por estar buscando saber se o marketing digital funciona mesmo, correto? Nós estamos respondendo ao seu questionamento, mas também podemos solucionar o seu problema, que, provavelmente, é aumentar o volume de vendas do seu negócio.
Mas nós não precisamos ir atrás para que chegasse até o nosso conteúdo. Você é quem chegou até a nossa empresa por termos adotado uma estratégia eficaz que, nesse caso, é um dos pilares do inbound marketing.
Por meio do marketing de conteúdo, que no caso pode ser até mesmo um post no blog como esse daqui, é possível alinhar a estratégia com temas que sejam de interesse do público-alvo. Assim atraímos o tráfego de entrada e então podemos converter essas visitas em leads e possivelmente até fechar negócios.
Mas para que você chegasse até aqui, aplicamos práticas de SEO (Search Engine Optimization) que é a otimização do website para motores de busca, como é o caso do Google. Isso é de extrema importância, porque não seria nada interessante produzir conteúdos relevantes se ninguém os encontrar. As práticas de SEO, por exemplo, aumentam significativamente a possibilidade de alguém encontrar o seu negócio quando estiver fazendo pesquisas sobre os conteúdos que você produziu ou pelas soluções que sua empresa oferece.
Contudo, esse é apenas um dos pontos que envolvem as estratégias de Inbound Marketing, que é sustentado por 5 etapas básicas:
Porém, para não nos estendermos muito, indicamos que você clique aqui e veja o conteúdo em que explicamos de forma mais aprofundada como essa metodologia pode ajudar o seu negócio a vender mais.
Se observar em alguns locais estratégicos do nosso site encontrará pontos de conversão. Talvez você, que está acessando a esse conteúdo, não esteja necessariamente pensando em contratar uma agência de marketing digital, e portanto não terá interesse em entrar em contato conosco para saber mais sobre as nossas soluções.
Porém, se a realidade for diferente disso e estiver pensando em contratar uma agência especializada capaz de lhe auxiliar com essa questão (mesmo que não seja de imediato) você converterá em um dos formulários para saber mais sobre o que podemos oferecer, correto?
E esse é o mesmo sentido do que vai acontecer com o seu negócio, seja ele B2B ou B2C, pois o marketing digital funciona mesmo, independentemente do mercado ou segmento. Mas para isso devemos repetir: é fundamental que exista um planejamento, um direcionamento e que as estratégias sejam executadas corretamente.