Ter muitos visitantes no site é uma ótima forma de divulgar os serviços e produtos que sua empresa oferece. Além de demonstrar que seu conteúdo está atraindo pessoas interessadas até o site. No entanto, se a estratégia de marketing da sua empresa se limita a apenas atrair visitantes e eles não passam dessa etapa, certamente você não terá os resultados esperados. É mais ou menos como aquele fluxo de clientes que enchem as lojas, mas no fim acabam não comprando nada. Por isso, não basta apenas atrair visitantes até o site, a empresa necessita ter em sua base de contatos essas pessoas que tiveram interesse pelo conteúdo. Quando há transformação de visitantes em contatos, chamamos de conversão, uma etapa fundamental do Marketing de Relacionamento.
Essas pessoas interessadas são os leads, com quem a instituição deve desenvolver um relacionamento para gerar confiança e agregar valor. Esta relação entre empresa e lead passa por várias etapas, conforme a demonstração de interesse até mesmo pelos conteúdos produzidos.
Para te ajudar a impulsionar a geração de leads, confira o conteúdo que preparamos.
Antes de entrarmos na questão da conversão, é importante entender que para conseguir produzir um conteúdo interessante, é preciso conhecer o seu público-alvo. Saber quais são seus problemas e a melhor forma que a sua empresa pode resolvê-los, é um passo fundamental para garantir que os conteúdos sejam relevantes. Pois é isso o que geralmente querem saber: como resolver possíveis problemas. Se esse primeiro passo não for considerado, dificilmente haverá conversão.
Quando a empresa consegue ter sucesso e captura o contato desses possíveis clientes, consegue mapear o comportamento, interesse e engajamento que essas pessoas têm com a marca. Uma boa estratégia, por exemplo, é nutrir esses leads com o envio de email marketing.
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Esse relacionamento com a base de leads irá possibilitar que eles avancem na jornada de compra da sua empresa. Conforme a troca de informações entre o lead e a empresa vai se acontecendo, é possível entender quais são os conteúdos e informações que realmente interessam ao lead em específico. Assim como quais são seus tipos de problemas e como a sua empresa poderá resolvê-los.
Com esse conhecimento, seguindo a estratégia do Marketing de Relacionamento, é necessário enviar conteúdos (ebooks, checklists, webinários, infográficos, dicas) que realmente interessam ao lead.
Mas você deve estar se perguntando: como conseguir que eles deixem o contato? Como, de fato, é feita essa conversão dos visitantes em leads? A resposta é simples: criando formulários de conversão, conhecidos também como landing pages.
É na Landing Page (página de aterrissagem, de chegada) do site onde o visitante irá encontrar a oferta que lhe despertou o interesse. Elas são páginas específicas criadas para captação de leads. A Landing Page deve ser ao mesmo tempo de fácil entendimento e que chame atenção do visitante para realizar a conversão. O conteúdo e a oferta da empresa devem despertar o interesse do público e demonstrar as vantagens que quem realizar a conversão irá possuir.
A oferta mais utilizada nesse primeiro contato entre o possível cliente e a empresa, é um ebook. Ou seja, um livro eletrônico feito para distribuição via internet que tenha um conteúdo que possa despertar o interesse dessas pessoas. O principal intuito é informar e até mesmo educar esse público que você quer atingir.
Para fazer o download do ebook, portanto, o visitante precisa se cadastrar no formulário da Landing Page, informando, na maioria das vezes, nome, email e outros dados que façam sentido para cada modelo de negócio. Ao informar estes dados, os visitantes tornam-se leads, ou seja, contatos da empresa.
A partir desse momento, a estratégia do marketing de relacionamento é entrar em contato via email com esses leads, nutrindo-os com conteúdos que lhe interessam e conforme eles avançam no processo de compra. A construção desse relacionamento iniciada pelo marketing é transmitida ao vendedor quando estes leads já se encontram qualificados, ou seja, estão preparados com informações suficientes para decidir sobre a compra.
Com landing pages atrativas e com ofertas que agregam valor, sua empresa irá gerar cada vez mais leads, aumentando sua base de clientes e melhorando os resultados.
Confira algumas dicas para que sua Landing Page seja eficiente e capaz de converter mais leads:
Esperamos que essas dicas sejam úteis. Mas se ainda assim tiver dúvidas ou dificuldade em aplicar as estratégias de marketing de relacionamento, converse conosco! Será um prazer contribuir para melhorar os resultados do seu negócio.
3 Comentários
Gostei do site,
Seus artigos ajudam muito pode ter certeza disso.
Esta de parabéns.
Muito bom, é isso ai.
Gostei do post.
abraço.
Gostei do artigo, acabei achando esse site por acaso… Muito
Legal!!!