O engajamento nas redes sociais é uma busca constante, já que de certa forma está atrelado ao relacionamento entre a empresa e o seu público. Toda vez que um conteúdo é criado para o Facebook, Instagram ou LinkedIn, existe um desejo intrínseco de que eles viralizem, não é verdade? Ok. Viralizar talvez até seja algo um pouco mais ousado, mas a ideia é que ao menos tenha boa aceitação.
No entanto, quando isso não acontece fica aquela sensação de: “onde foi que eu errei!” E, desculpe, mas existe mesmo uma enorme probabilidade de ter acontecido alguma falha no processo quando o engajamento é baixo.
É difícil ler isso, nós sabemos! Já que dentro de uma estratégia de marketing o engajamento acaba servindo como uma régua. Por meio dele é possível medir se as ações estão – ou não – sendo eficientes para a comunicação com o público-alvo.
Olhar apenas para o número de seguidores de uma página não é mais indicativo de presença digital. Claro que em alguns casos sim. Mas infelizmente a prática de compra de seguidores ainda existe. Por isso, mais importante do que contar seguidores é verificar o engajamento nas redes sociais.
Até mesmo porque de nada adianta ter muitos seguidores se as pessoas não interagirem com a sua marca. Quanto mais pessoas comentarem, curtirem e compartilharem, é sinal de que o conteúdo está bem alinhado com a preferência da audiência.
À medida que isso acontece os próprios algoritmos vão entendendo que suas postagens são relevantes e prioriza que elas apareçam na timeline. Na mesma proporcionalidade que o envolvimento com quem já acompanha a marca cresce, aumenta as chances de impactar novas pessoas.
Então se o seu engajamento precisa melhorar, confira 5 estratégias que podem ajudar:
Não existe mágica! Você nunca conseguirá aumentar o engajamento das redes sociais se não tiver certeza para quem está falando. Do que gostam, que tipo de conteúdos consomem, o que atrai a atenção, quais dificuldades poderia solucionar.
No caso, ao fazer o planejamento da metodologia de marketing a ser adotada já existe a criação da persona ou ao menos do público-alvo. Estudar o que foi extraído para essa definição já garante uma comunicação mais direcionada para esse perfil que você quer atingir.
Ao conseguir identificar com quem você quer falar nas redes sociais, fica mais fácil produzir conteúdos relevantes para o público.
Por isso é tão importante entender o perfil de clientes que sua empresa pretende atrair. Mas se as postagens criadas não forem relevantes a ponto de despertar o interesse, será apenas mais uma dentre milhares.
Existe um fluxo muito grande de conteúdos sendo divulgados. Se o seu não tiver um “algo a mais” dificilmente gerará o engajamento nas redes sociais que tanto busca. Uma boa alternativa é criar blog posts e direcionar o público. Assim, quando se depararem com as suas postagens saberão que podem se aprofundar sobre o tema indo até o blog da empresa.
A primeira coisa que chama atenção é a imagem. Se ela for atrativa, existe uma probabilidade muito maior de que as pessoas se interessem pelo conteúdo. Crie uma identidade visual atraente e direta, capaz de se relacionar com a sua marca e “impactar” o seu público.
Além disso, é importante variar os formatos de conteúdo que pretende oferecer. Vídeo, gifs, infográficos, postagens estilo carrossel. Essa prática ajuda até mesmo a perceber quais têm mais aceitação e geram maior engajamento nas redes sociais.
Algumas ferramentas, como o Instagram, possibilitam criar conteúdos estilo enquete, que faz com que as pessoas interajam. Além disso, criar postagens interativas, mesmo que sejam posts estáticos que “induzam” as pessoas a comentar e compartilhar, pode ajudar.
Pensando nesse estímulo de interação, é válido até mesmo conversar com os colaboradores e orientar que eles mesmos interajam com as postagens. Comentar, compartilhar, enviar para alguém que possa se interessar. Essa, aliás, é uma ótima estratégia para aumentar o engajamento nas redes sociais.
As pessoas tendem a participar mais das postagens quando um amigo indica, faz marcações dos perfis e direciona um conteúdo para alguém em específico. Se essa pessoa fizer o mesmo, o alcance das suas postagens vai melhorando automaticamente.
O “Call To Action” (CTA), ou chamada para ação, é exatamente isso. Frases ou palavras que induzam as pessoas a dar um próximo passo.
Alguns exemplos são:
Mas claro, você pode pensar em alternativas mais de acordo com o seu tipo de negócio e com o objetivo da sua postagem.
Caso o intuito seja divulgar seu site, um “acesse agora mesmo” pode ser interessante. Se a ideia é apresentar um novo produto, um “conheça nosso lançamento” pode ser uma boa alternativa. Enfim, existem diversos tipos de CTAs. É válido variar e ir testando aqueles que melhor vão performar com seu público
Essas dicas são bem simples, mas se forem aplicadas corretamente podem fazer uma enorme diferença no engajamento.
Se mesmo depois de adotá-las em sua estratégia os resultados não forem satisfatórios, talvez seja interessante ter a ajuda de um especialista.
E, claro, se você quiser, será um enorme prazer ajudar a identificar possíveis melhorias na sua estratégia de marketing digital. Por isso, estamos oferecendo uma avaliação gratuita por tempo limitado.
Clique na imagem abaixo e solicite a sua agora mesmo!
1 Comentário
Obrigado pela informação depois de quase duas horas
buscando o que precisava. Compartilhei também no meu
twitter.