“Tenho percebido que há poucas visitas no meu site!” Se você já passou por essa situação sabe que a partir dessa afirmação passam muitas coisas pela cabeça. Principalmente descobrir onde estão as fontes de tráfego mais eficientes para o negócio.
De fato, existem diferentes opções. O ideal é avaliar as possibilidades respeitando o que é mais adequado para a estratégia de marketing digital adotada. Toda vez que um visitante acessa um website, obviamente quer dizer que de alguma forma chegou até ele.
No entanto, quando a análise é feita e se constata que essas visitas poderiam ser maiores, é importante compreender como elas têm acontecido. Além disso, identificar quais formas estão sendo mais eficientes para atrair visitas e o que leva a esse comportamento do público.
Essa é a única maneira de aplicar as melhorias necessárias e garantir que as visitas tenham o aumento que você espera.
Antes de falarmos especificamente sobre as fontes de tráfego, é fundamental entender o porquê de ter que se preocupar com isso. Na verdade, a lógica para isso é bem simples: quanto maior o número de visitantes, maior será a probabilidade de gerar leads qualificados.
Claro que não quer dizer que todos que acessarem o site serão oportunidades reais de negócio. Até mesmo porque nem todo mundo que entra em uma loja está disposto a comprar. Não é verdade? Aqueles que tiverem uma necessidade mais eminente e estiverem em um momento mais decisivo de compra, certamente serão as melhores oportunidades.
Com o tráfego do site funciona mais ou menos dessa forma. Nem sempre os visitantes serão boas oportunidades, assim como nem todas as oportunidades serão convertidas em vendas. Porém, não há como negar que quanto mais visitas o site receber, maior será a possibilidade de reverter esses visitantes em clientes.
Além disso, existe outro fator a ser considerado que diz respeito à autoridade de marca. Quanto mais pessoas acessam seu site, os algoritmos do Google, por exemplo, interpretam que ele é relevante de acordo com o segmento de atuação. Claro, para ajudar nisso, é preciso que exista um cuidado um pouco mais técnico de SEO na hora de criá-lo.
Para se aprofundar nessa questão, indicamos a leitura do conteúdo que explica sobre a importância do SEO para a visibilidade das empresas na web. No entanto, logo abaixo falaremos um pouco mais sobre isso.
Existem diferentes tipos de fontes de tráfego que podem ser aplicadas para aumentar o número de visitantes em seu site. Confira quais são:
Para o caso do tráfego orgânico, é importante aplicar as técnicas de SEO. O principal objetivo é a otimização para os motores de busca. Ou seja, garantir que diante das milhões de opções que aparecem no Google, sua empresa esteja bem posicionada.
Para ilustrar melhor, pense no seguinte: você faz uma pesquisa na internet por algo que esteja procurando. Depois disso, serão apresentadas várias opções para você escolher alguma delas. Mas isso só acontece porque as empresas que aparecem se preocuparam com SEO.
No caso, o fato de ter chegado até esse conteúdo provavelmente aconteceu porque você pesquisou algo como “fontes de tráfego”, que foi a palavra-chave escolhida. Ao longo deste conteúdo, nós a posicionamos estrategicamente em alguns pontos de acordo com as regras de otimização.
Essa prática é necessária para que os motores de busca identifiquem que nosso artigo fala sobre “fontes de tráfego” e o mostre para pessoas interessadas.
Essa, aliás, é uma das formas mais eficientes de gerar tráfego orgânico. Assim como nesse post, no site da agência existem outras palavras-chave para as quais gostaríamos de ser encontrados, “agência de marketing digital em Florianópolis” é uma delas.
Dessa forma, existe maior probabilidade de aparecermos entre os primeiros resultados quando alguém fizer essa pesquisa. E o melhor: na primeira página de resultados, que é onde geralmente as pessoas clicam.
E como deve ter percebido, a palavra-chave não é necessariamente uma palavra. Pode ser uma expressão escolhida de acordo com aquilo que, provavelmente, as pessoas digitam no momento da pesquisa.
Diferentemente do tráfego orgânico, o tráfego pago é possível por meio de campanhas de marketing patrocinadas. A principal diferença é justamente essa. Em um caso não é preciso investir dinheiro, apenas esforços para uma estratégia bem elaborada. No outro, é preciso investir recursos.
As principais plataformas utilizadas são:
Essa é uma forma mais rápida de atrair tráfego para o site. Mas para isso é preciso disponibilizar verbas extras. O ideal, na verdade, é na hora de planejar o investimento no marketing já prever esse recurso.
Se as campanhas forem elaboradas corretamente, os resultados certamente serão satisfatórios. Desse modo, atraindo visitas de pessoas realmente interessadas no seu negócio, o ROI será positivo.
Outra maneira de atrair visitas para o seu site é o uso das redes sociais. Um conteúdo bem elaborado e que realmente seja interessante pode viralizar. Nessa postagem, é possível inserir o link para o site ou para o seu blog, e isso já é uma maneira de gerar tráfego.
Além disso, a tendência de compartilhamento de posts interessantes é muito grande. E quanto mais o seu conteúdo se propaga, mais as pessoas vão se interessando no que sua marca oferece. Seja produto ou serviço, não importa. A própria visibilidade aumenta a probabilidade de as pessoas acessarem o seu site.
No entanto, não ter que investir nessas redes é um luxo de poucas empresas. Aquelas que possuem um bom engajamento e não precisam investir geralmente são as grandes marcas, conhecidas por todos nós.
Sabe aquele site que você acessa para ler o conteúdo e, ao longo dele, percebe que tem o link direcionando para um site que não é o da empresa?
Pois bem, esse é um tipo de tráfego de referência. Essa é uma das fontes de tráfego em que se precisa ter uma atenção especial. De que adianta um site com uma quantidade de visitas menor que o seu ser indicado por meio de um link?
A ideia desta estratégia de atração de visitantes para o seu site é que a página que está indicando tenha uma boa visibilidade, credibilidade, e, de preferência, alguma relação com o seu público-alvo.
Explorar as possibilidades que o email marketing proporciona vai muito além do que apenas se relacionar com os seus leads. Também pode ser uma das fontes de tráfego para o seu site, sabia?
Se trabalhar a produção de conteúdos para o seu blog, pode fazê-los chegar a mais pessoas divulgando para sua base de leads. Além de nutrir esses potenciais clientes com conteúdos relevantes, já estará levando tráfego para a página que seu blog está hospedado.
A última das fontes de tráfego que falaremos é aquela que acontece de forma direta. Ela ocorre toda vez que o visitante digita a URL do site diretamente na barra de endereços.
Utilizando o nosso próprio site como exemplo, a pessoa interessada digitaria www.agenciamks.com.br. Ou seja, não precisa passar pelas outras fontes de tráfego. Chega até o seu site de forma direta e espontânea.
Isso é muito mais comum quando as pessoas já conhecem a sua marca, já se relacionaram com a sua empresa de alguma outra forma e conhecem a solução oferecida. No entanto, para que essa forma seja realmente eficiente é importante que a empresa mantenha uma constância de atualizações.
Isso vale principalmente para quem trabalha com blogposts. Se os artigos normalmente são disponibilizados às quartas-feiras, é importante não falhar. Possivelmente, as pessoas irão acessar o seu blog semanalmente para acompanhar o conteúdo.
Portanto, o ideal é não deixar de produzir conteúdo para não decepcionar o seu público. Afinal de contas, mesmo que eles acessem apenas para ler as postagens, contribuem positivamente para aumentar o tráfego direto.
Essas são as principais fontes de tráfego disponíveis. Mas se quiser um direcionamento mais específico solicite uma avaliação gratuita sobre o tráfego da sua empresa clicando na imagem abaixo.