Você já se perguntou como iniciar no marketing digital do zero? Adotar estratégias digitais cada vez mais se faz necessário para as empresas. Durante muito tempo, aliás, acreditava-se que essa preocupação era mais direcionada para negócios B2C.
Mas isso é um grande engano. Todos os tipos de negócio, mercado e segmento de atuação podem ser beneficiados com metodologias bem aplicadas. Portanto, certamente em algum momento já deve ter se questionado por onde começar.
A verdade é que muitos empreendedores ou gestores não sabem ao certo como dar o pontapé inicial. O que é natural, pois com tanta informação por aí é difícil identificar o que realmente é importante para iniciar.
Mas não se desespere! Com o direcionamento certo do negócio, é possível conseguir bons resultados. O ponto mais importante de todos é identificar como adotar uma presença digital para crescer na empresa.
E quem está dizendo isso não são apenas nós aqui da agência. São as pesquisas do mercado digital que, frequentemente, apontam o crescimento do setor. Para que se tenha ideia, em março de 2020, por conta do início da pandemia e das medidas restritivas, o mercado do e-commerce cresceu mais de 73%. Essas são dados divulgados no índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital.
Mas não somente as vendas online tiveram um crescimento expressivo. O próprio comportamento do consumidor ao buscar informações sobre produtos e serviços se modificou. Para exemplificar o que estamos dizendo, nem é preciso buscar informações técnicas, basta avaliar o seu próprio comportamento.
Você se imagina comprando algo ou contratando algum serviço sem antes se certificar na internet de que vale a pena? Provavelmente, não! E essa lógica é utilizada por boa parte das pessoas hoje em dia.
Então, se você já se convenceu de que é preciso se posicionar nesse mercado, confira as dicas que separamos para que saiba como iniciar no marketing digital do zero.
Por mais lógico que pareça, o óbvio também precisa ser dito. Então não custa nada dizer que o primeiro passo de todos é estabelecer um objetivo e identificar o quanto isso é relevante para o seu tipo de negócio. O que você realmente precisa?
O marketing digital oferece muitas possibilidades e não se limita a um único objetivo. Mas para iniciar é bom ter ao menos um deles bem claro. Quando falamos em entender a importância do que está prestes a fazer, falamos em relação ao quão benéfica essa escolha vai ser para o crescimento do seu negócio. Ou seja, o quão relevante será para suprir a maior necessidade que tem.
Saber como iniciar no marketing digital do zero pode parecer algo muito complexo, mas na verdade não é. Se você tiver um site, o segundo passo é revisá-lo! É bem provável que, no momento da criação, nada relacionado ao marketing digital tenha sido considerado.
Mas existem dois pontos básicos que precisam ser ponderados: o website precisa ter um carregamento rápido (ao invés de deixar os usuários por “longos segundos” esperando) e ser responsivo. O que quer dizer? Adaptar- se aos diferentes formatos de telas possíveis.
Outra questão que pode ser avaliada são os pontos de conversão. Assim, quando algum visitante chegar até o site, será induzido a entrar em contato. Seja para pedir mais informações ou até mesmo um orçamento. O fundamental é que essas informações sejam visíveis e estejam posicionadas em pontos estratégicos.
Por exemplo: você trabalha oferecendo algum produto e faz a divulgação dele no site. Mas o CTA (call to action) fica escondido. A probabilidade de a pessoa vasculhar a página em busca de um local para fazer contato é mínima, e somente aí já pode ter perdido boas oportunidades.
Mas se na página tivesse um botão bem visível estilo “clique aqui para mais informações” “fale com nossos consultores”, seria mais provável de eles clicarem e darem seguimento no que propõe a ação.
Além disso, é importante revisar a ortografia, gramática e as informações contidas no site. O que diz ali continua de acordo com o que você quer passar sobre a sua marca? Ou com o passar do tempo o site ficou meio esquecido e precisa mesmo de atualizações?
Por mais complexas que sejam as suas vendas, acredite: seu público-alvo consome informação em alguma das redes disponíveis. Existe um erro muito comum das empresas B2B que é achar que as redes sociais não são para o seu tipo de negócio.
Mas isso é um pensamento equivocado, justamente pelo que dissemos. Por trás do cargo, das mesas de escritório e das funções existem pessoas. Os decisores são pessoas e não máquinas. E pessoas estão na internet pesquisando sobre produtos, serviços, sobre a reputação das empresas em si!
Por isso, avalie quais delas fazem mais sentido para o público que você quer atrair. LinkedIn, Instagram, Facebook? Vale pensar também em quais seriam mais eficientes para o tipo de produto ou serviço que você oferece.
Se bem aplicada, a estratégia das redes sociais traz excelentes resultados. Principalmente quanto à credibilidade e posicionamento digital da marca.
Depois de ter cumprido os passos anteriores, é hora de começar a pensar no conteúdo que vai oferecer às pessoas que acompanharem a sua página. Este ponto é valido tanto no blog da empresa quanto nas redes sociais que você definiu que seriam interessantes para o seu público.
E se você quer mesmo saber como iniciar no marketing digital do zero precisa olhar esse item com atenção. Sabe aquele perfil que começou a seguir porque tinha conteúdos do seu interesse? Você fez isso por acreditar que assim como aquele post que chamou a sua atenção haveriam outros.
Isso quer dizer que, de alguma forma, os conteúdos entregues eram relevantes. Isso de acordo com os seus interesses e com o tipo de informação que gosta de consumir. Caso não fosse verdade, não teriam chamado a sua atenção a ponto de te “fazer seguir” a marca ou pessoa. Não é mesmo?
No marketing digital, existe a estratégia inbound que é o foco aqui na Agência MKS. Por meio da criação de conteúdos focados no público-alvo, atraímos a atenção de potenciais clientes. Muitas vezes esses materiais nem tocam na solução que a empresa fornece, apenas na dor ou possível necessidade que esse público tenha.
Essa dica vale tanto para postagens das redes sociais quanto para produções mais completas, como blogposts, por exemplo.
Muitas vezes, mesmo depois de ter uma noção de como iniciar no marketing digital do zero, ainda assim há certa dificuldade. Nesses casos, contar com o direcionamento de pessoas especializadas pode ser fundamental.
Apesar de as dicas trazidas serem eficientes para qualquer tipo de negócio, as empresas são únicas e possuem necessidades específicas. Por isso, contar com o suporte de pessoas que têm experiência de mercado e já vivenciaram diferentes realidades pode ser uma decisão assertiva.
Isso garante que exista uma avaliação mais completa e fidedigna do que está funcionando, o que pode ser melhorado e o que precisa ser desenvolvido. Isso tudo com base no que se tem e nos resultados alcançados – ou não.
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5 Comentários
Eu quero comecar do zero.
Acho muito legal!!
Gostaria de saber como funciona essa função
Artigo excelente!
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