Alguma vez você já se preocupou em saber como ser um bom gestor comercial? Provavelmente sim, pois quando alguém se propõe a desempenhar sua função para ter sucesso, esse é um dos questionamentos que vem à tona.
Um diretor ou gerente comercial é geralmente quem fica responsável por acompanhar o trabalho realizado pela equipe de vendas. É quem supervisiona todo o processo relacionado ao setor comercial. Negociações, fechamento, análise de desempenho e elaboração de estratégias de marketing e vendas, são algumas funções realizadas por esses profissionais.
Tudo com o objetivo de trazer os melhores resultados para a corporação, sustentados pela comercialização de seus produtos ou serviços. Mas, para que se tenha sucesso, é necessário pensar estrategicamente em situações que possam aperfeiçoar esse fluxo e atingir o objetivo.
Contudo, existem algumas medidas simples que os profissionais podem adotar e que vão de encontro a essa busca de como ser um bom gestor comercial.
Abaixo, trouxemos algumas para que coloque em prática:
Quando pensamos em como ser um bom gestor comercial, não podemos esquecer de como os líderes se comunicam com a sua equipe.
O relacionamento que se tem com o time de vendas é indispensável para o sucesso. Um dos principais erros cometidos é não estabelecer um contato transparente e direto com a equipe. É importante falar sobre tudo: metas, expectativas, desafios enfrentados, estratégias a serem adotadas, fluxo das operações e tudo o que estiver relacionado ao processo do departamento comercial.
Quando os funcionários sentem que existem ruídos ou dificuldades na comunicação, automaticamente acabam se desmotivando. Uma equipe desengajada, acaba tendo o seu rendimento comprometido e isso reflete na empresa como um todo. Afinal de contas, as vendas são fundamentais para manter o negócio em funcionamento.
A partir do momento em que há troca de informações entre todos os envolvidos, os laços são reforçados e o vínculo estabelecido é ainda maior. Desse modo, além de terem acesso aos dados que precisam, o próprio gestor também pode contar com o feedback dos funcionários para analisar o que pode ser melhorado.
Se você realmente quer saber como ser um bom gestor comercial, um passo indispensável é manter sua rede de contatos ativa. Compartilhe informações sobre o negócio e converse com outros profissionais do seu ramo. Isso colabora muito para que você esteja por dentro do que está acontecendo no mercado e se mantenha atualizado. Com isso, pode levar novas ideias para o seu time de vendas e aperfeiçoar o que já vem sendo feito.
Além disso, manter uma rede de contatos ativa é importante, pois pode ser uma oportunidade de futuros negócios. Nesse sentido, é válido considerar a sua interação em redes como o Linkedin, por exemplo. Essa é uma importante ferramenta para se conectar profissionalmente e manter o networking. Aliás, incentive que os funcionários façam o mesmo. Existem muitas oportunidades que podem surgir por meio da ativação da rede de contatos.
Acompanhar os conteúdos de líderes do setor, é outra maneira de ter uma perspectiva diferente sobre as estratégias comerciais.
O marketing das empresas tem por objetivo aumentar a visibilidade e as vendas dos produtos e serviços. Mas, isso só será possível se houver uma integração entre os setores. Na verdade, o sucesso dos departamentos está interligado, pois um depende do outro. Se o marketing não tiver ciência sobre as necessidades e dores relatadas pela área comercial, as campanhas não serão tão efetivas como poderiam ser. Isso refletirá nas vendas e pode prejudicar o alcance das metas.
Contudo, quando há um envolvimento do gestor comercial, torna-se muito mais fácil acompanhar as campanhas e qualificar os leads gerados. E, por falar em leads, sempre que possível contribua com a produção de conteúdos. Por estar vivenciando o dia a dia dos clientes e dos consultores, o gestor comercial é a pessoa mais certa para sugerir temas que podem ser explorados para atrair e fidelizar os clientes.
Outra dica de como ser um bom gestor comercial é analisar a adoção de soluções que facilitem a rotina do departamento. Mapeie os processos, identifique aqueles que podem ser otimizados e pesquise por ferramentas. Existem diversas opções disponíveis no mercado capazes de atender as mais variadas necessidades.
Se o seu problema é a geração de leads, prospecção, organização das informações, ou qualquer outro, não importa. É bem provável que já exista uma solução tecnológica que supra a demanda, basta avaliar as alternativas.
Porém, um erro comumente cometido é a empresa investir nas ferramentas e não treinar os seus funcionários para utilizá-las. Isso torna a estratégia de melhoria ineficiente, já que eles não saberão como extrair o máximo para facilitar o fluxo das operações.
Com isso, o gestor pode interpretar que o investimento tenha sido um erro, o que não é verdade. Mas, se os funcionários não dominarem as ferramentas adotadas, realmente não fará sentido que tenham sido implementadas na empresa.
Nós trouxemos essas 4 dicas simples para quem quer saber como ser um bom gestor comercial. Se analisar com cautela, perceberá que não há nenhuma complexidade em colocá-las em prática. Avalie cada uma delas e pense no que pode fazer para melhorar a maneira como vem exercendo a sua função. Talvez existam pontos que podem ser modificados para aprimorar o fluxo das operações comerciais e você ainda não tenha percebido.