Uma identidade visual é a representação gráfica formada por um conjunto de elementos visuais (logotipo, formas, cores, fotos, ícones, etc) que formam uma unidade, uma identidade. Esta identidade pode representar qualquer coisa, uma ideia, uma pessoa, um produto ou serviço, uma empresa ou instituição.
Uma identidade visual bem formada, traz em si a essência (conceitos e valores) daquilo que pretende representar. Em toda peça de comunicação ela estará presente, criando na mente do público a imagem daquilo que representa.
Quando a comunicação de uma marca no meio digital é feita de forma amadora, sua imagem é prejudicada, perdendo credibilidade e unidade, entre outras coisas.
Quando a comunicação de uma marca é feita de forma profissional, o público entende que todas as peças gráficas pertencem à mesma marca, carregando a mesma essência, transmitindo a mesma imagem, isso é a unidade. Ela é feita através da padronização dos elementos visuais (cores, fotos, texturas), comunicando uma imagem de organização, preparação e profissionalismo.
Toda marca busca ter credibilidade perante seu público, pois sem credibilidade, ninguém confia no produto ou serviço oferecido. Quando a identidade visual é trabalhada de forma profissional, o público agrega valor e dá mais crédito à marca, à peça e à informação nela existente.
Nas mídias sociais por exemplo, uma comunicação de qualidade cria mais interesse e engajamento, sendo o início de uma estratégia de sucesso.
Se a comunicação parece profissional, sua marca terá uma imagem profissional, simples assim. Se investiu tanto na construção de uma marca, na qualidade e profissionalismo da empresa, porque não comunicar ao público essas qualidades? A marca pode até ter uma identidade bem definida, mas se ela não for transmitida de forma visual, tudo pode ser perdido.
Vale lembrar que a imagem da marca e do produto/serviço não depende apenas da identidade visual, mas de todo contato da marca com o público (comunicação online e offline, atendimento, qualidade do produto/serviço, etc).
Atualmente, o volume de informação e ações de marketing nos canais digitais é alto e cresce a cada dia, por isso é imprescindível destacar-se. Cada peça terá poucos segundos valiosos para chamar a atenção do usuário, por isso deve ser chamativa, interessante, objetiva e diferente dos concorrentes.
Uma comunicação de qualidade ao longo do tempo, valoriza sua marca e seu patrimônio (tangível e intangível), criando uma imagem de marca na mente do público, essencial para o sucesso de qualquer negócio.
No trabalho de branding (gestão da marca), a identidade visual (principalmente o logotipo) é trabalhada com toda a atenção e importância que ela merece.
Esse benefício não é notado por todos. Um identidade visual predefinida agiliza a criação de novas peças, pois não é necessário criar algo do zero em cada peça.
Inicialmente, essa prática dá a impressão de transmitir preguiça e indiferença por parte do time de comunicação e marketing, mas o resultado é bem diferente, pois diversas peças de comunicação com elementos visuais semelhantes transmitem unidade e profissionalismo, exatamente por terem uma identidade comum.
No processo de criação da identidade visual, estuda-se o público alvo exatamente para construir uma comunicação focada nele, que ele irá entender e identificar-se. Por isso a comunicação será precisa, atingindo e sendo compreendida pelo público predefinido.
Com tantos benefícios, uma comunicação padronizada desta forma, com uma identidade visual de qualidade, está destinada a aumentar as vendas e gerar lucro, contribuindo para o sucesso da marca, empresa ou instituição.
O case de Branding das Olimpíadas do Rio 2016 representa muitos desses benefícios, comunicando especialmente profissionalismo, destaque, credibilidade e unidade.
Observem a semelhança entre os elementos visuais (cores, formas, logos, ícones…):
Antes de tudo, deve ser feita uma pesquisa sobre a cultura da empresa, seu posicionamento no mercado, sua imagem perante o público, concorrentes, estado da arte, tendências de design, entre outros. O passo seguinte é definir o objetivo, conceitos e os valores a serem comunicados.
Depois é feita uma tradução dos conceitos abstratos para elementos visuais. Defini-se formas, cores, fontes (lettering), proporções e qualquer outro elemento visual que transmita a imagem desejada.
Após esta fase, é possível criar as peças gráficas padronizadas, que serão propriamente utilizadas na comunicação digital.
Um ótimo exemplo de marca bem direcionada ao público alvo, com uma identidade visual bem desenvolvida e presente em todas as ações de comunicação, é a da cerveja Heineken. Abaixo é possível perceber bem os elementos visuais formando uma unidade, como também o estilo e escolha de materiais promocionais direcionados a um público bem definido.
Se você ainda não tem uma identidade visual profissional e bem definida, sua marca certamente está sendo prejudicada e poderia ter muito mais sucesso.
São inúmeros casos de sucesso de marcas que enxergaram essa importância, por isso, considere a contratação de especialistas para a criação e execução de uma identidade visual, comunicação e marketing digital de qualidade, que os resultados virão.