Automação de Marketing é, de forma resumida, a união de tecnologias e processos que facilitam e otimizam a comunicação e relacionamento entre a empresa e seu potencial cliente (lead). Com o objetivo de tornar mais rápido, eficaz e também escalável (suporta o crescimento da empresa) este processo de relacionamento e de nutrição de leads, a Automação de Marketing é um conjunto de práticas utilizadas para facilitar e automatizar este processo.
Uma das principais razões para a automação ter se tornado uma parte essencial no mundo do marketing é que com ela é possível continuar um ótimo relacionamento com os leads mesmo que sua base aumente significativamente. Ou seja, a automação garante a escalabilidade das ações de marketing de sua empresa.
Escalabilidade indica a capacidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma uniforme, ou seja, de estar preparado para crescer oferecendo a mesma qualidade. Escalabilidade é fundamental em qualquer sistema e processo, ainda mais nos tempos atuais, por isso é fundamental ficar atento a esta capacidade de suas estratégias desde o começo.
Com a automação, é possível você gerenciar e se relacionar com cada lead no momento certo. Isso é feito de maneira automática com base no comportamento e perfil de seus leads. Ou seja, com base nas informações que você tem deste lead, é predefinido um fluxo de ação que mantenha ela interessado em seu conteúdo e em seus serviços ou produtos.
A Automação de Marketing possibilita que o relacionamento e nutrição de leads, que tem como um dos principais objetivos a posterior venda dos produtos ou serviços, seja mais efetiva e ágil, evitando retrabalhos ou falta de comunicação com sua base.
Para esse processo de automação, que agiliza as diversas etapas de marketing dentro de sua empresa, será necessário algum software ou plataforma específica que realize este tipo de tarefa. Por exemplo, alguma plataforma que possibilite você configurar os gatilhos comportamentais dos leads que correspondam, automaticamente, a uma série de ações predefinidas por você.
No mercado existem várias plataformas de Automação de Marketing e uma rápida pesquisa na internet irá lhe mostrar diversas oportunidades. Há algumas funções básicas que você deve buscar numa plataforma de automação. Tais como as possibilidades de produzir:
O entendimento que você tiver da plataforma irá interferir (ou mesmo definir) o resultado final, que é a qualidade do relacionamento que você fará com sua base de leads. Por isso que durante a escolha da plataforma, você deve levar em conta as especificidades da sua empresa e as suas habilidades em utilizar este tipo de software. Nem sempre o mais robusto é o mais indicado, pois depende de seus objetivos.
O fato é que Automação de Marketing é cada vez mais indispensável para todas empresas, independente do porte ou nicho de atuação. Isso porque a escalabilidade das ações de marketing e também a qualidade do relacionamento que as empresas realizam com seus leads interfere diretamente nas vendas. Ainda mais em tempos em que a concorrência é enorme e todos estão correndo atrás de estratégias para aumentar a rentabilidade dos negócios.
Sua empresa já utiliza estratégias de Automação de Marketing? Ou está procurando informações para começar a investir? Conte para nós sua experiência nos comentários!