As estratégias de marketing são aliadas de todo gestor ou empresário que deseja crescer e marcar presença no mercado. Elas são uma forma de direcionar os esforços da equipe de comunicação para atender os objetivos da empresa, seja nas vendas, em uma campanha específica ou mesmo na necessidade de posicionamento das marcas.
A diversidade de estratégias de marketing pode confundir quem não é do meio e, não raro, se escuta de alguns que “marketing é tudo igual”, ou que “marketing não dá resultado, é história”. Esses pensamentos acontecem porque, muitas vezes, as táticas utilizadas para os objetivos almejados não são as mais adequadas, ou porque não se sabe nem diferenciar os tipos de estratégias.
Mas a verdade é que, se bem utilizadas, as estratégias de marketing conseguem mudar a vida da empresa e das pessoas, trazendo resultados a curto e longo prazo, seja no número de vendas, posicionamento de marca, credibilidade e autoridade, por exemplo.
Para que seja possível identificar o que cada uma das estratégias de marketing faz pelo seu negócio, separamos 8 métodos que te ajudam a vender mais e quando aplicá-los. Se você quer entender mais sobre o assunto, continue a leitura deste artigo!
As estratégias de marketing são formas organizadas de trabalhar, a curto e longo prazo, fazendo o planejamento de uma instituição visando atingir determinadas metas e objetivos que contribuem para o crescimento e produtividade das marcas, especialmente quando o assunto é vendas.
É verdade que alguns especialistas não concordam com o termo ‘estratégias de marketing’, já que o próprio conceito de marketing já englobaria esses outros diversos tipos de conceitos.
Outros defendem que as estratégias de marketing precisam ser estudadas separadamente para que possam atender aos objetivos específicos.
Seja como for, independente das divergências nas definições, o que uma boa estratégia de marketing precisa para ter sucesso é seguir alguns passos, que podem ser aplicados a todos os tipos de ação, como identificação de persona, objetivos claros e plano de ação das estratégias.
Além disso, antes de aplicar qualquer estratégia, é importante:
Essas são apenas algumas dicas, pois também é necessário realizar testes e apostar na criatividade para conquistar o sucesso nas estratégias, mas saber como desempenhar alguns itens básicos pode fazer toda a diferença na hora de alcançar os objetivos.
Confira agora como desempenhar bem alguns desses tópicos.
Quer saber o que, de fato, faz diferença nas estratégias de marketing, além do conhecimento de cada uma delas? Como já adiantamos, é o bom planejamento e a noção profunda dos objetivos e do seu cliente que fazem qualquer estratégia dar certo.
Vamos então, sem mais delongas, conhecer os 4 principais itens que fazem mais diferença!
A persona nada mais é do que o público ideal do negócio. Ela precisa ser definida de acordo com o perfil do produto ou solução. A persona ideal precisa ser pensada baseada em diversas características, como gênero, raça, idade, profissão, dor que a solução atende, renda e tudo que faz parte do universo dessa pessoa que será a compradora perfeita para o seu produto ou serviço.
LEIA MAIS: Saiba tudo sobre Persona e crie a sua de uma vez por todas
Conheça pontos fortes e pontos fracos da sua empresa, saiba exatamente o que acontece em todos os departamentos e onde é possível melhorar a dinâmica, de maneira a contribuir para a otimização do marketing.
Por exemplo, de nada adianta apostar todas as fichas em uma das estratégias de marketing, mas não ter um comercial forte pronto para receber leads, ou não ter um pós-venda bem estruturado.
Além disso, busque sempre otimizar suas soluções, atentando a feedbacks negativos e melhorando a oferta dos seus produtos ou serviços. Se isso não for feito, a tendência é que as pessoas comecem a manchar a reputação da sua empresa, ou pior, elas podem não indicar a sua marca através do famoso “boca a boca”, que também é uma estratégia de marketing, a mais antiga.
Para realizar as estratégias de marketing de forma eficiente, é essencial manter uma análise constante sobre os dados e métricas de qualquer campanha pontual ou ação contínua. Isso significa que é preciso ter, de maneira organizada e clara, todas as métricas geradas pelo trabalho.
São os dados que mostram o que vai bem e o que vai mal nas estratégias de marketing. Ignorá-lo é como andar no escuro e, assim, nenhuma atitude será capaz de trazer resultados concretos.
Atualmente, é possível ter dashboards de dados de marketing que utilizam Business Intelligence e dão um panorama real de como estão desempenhando suas estratégias.
Quando você conhece bem a persona do seu negócio, é preciso decidir quais canais de comunicação serão mais efetivos para atingi-las.
Públicos mais jovens, por exemplo, tendem a estar muito presentes nas redes sociais de vanguarda, como Instagram e TikTok, enquanto os mais velhos tendem a estar mais presentes no Facebook.
No entanto, se a sua empresa atua no segmento B2B, o canal ideal pode ser o LinkedIn, onde você encontrará gestores e CEOs.
Além disso, há os meios tradicionais, como propagandas na televisão, rádio, outdoors e afins. Defina o melhor canal, a partir da persona, e construa estratégias de marketing personalizadas para público e objetivo.
Agora que você já sabe o que é preciso ter, independentemente da sua estratégia, para que haja sucesso no resultado final, está na hora de conhecer 8 estratégias de marketing e para que servem.
Pode não parecer, mas marketing digital é sim uma das estratégias de marketing, porque se diferencia do marketing tradicional, com mídia off. – outdoor, por exemplo.
Marketing digital é, então, o conjunto de ações e estratégias de promoção com foco na internet.
Ele é mais interativo e muitas vezes mais barato.
Por exemplo, através dele, você se vale de outras estratégias de marketing e têm as redes sociais como aliada. Além disso, dá para usar plataformas de automação de marketing para agilizar o processo.
Nelas você faz disparo de e-mails, cria páginas, entre outros.
O Inbound Marketing pode ser encarado também como marketing de conteúdo ou de atração do público.
E isso se dá por meio de conteúdos produzidos que deram, à marca, uma imagem de destaque e confiança no mercado. Isso pode ser feito através de tráfego pago ou orgânico.
Depois, converte-se a audiência em leads. Estes entram no funil de pré-vendas que os qualifica para os vendedores atuarem.
DICA: Ainda assim, vale lembrar que, mesmo depois de o negócio ser fechado, é crucial que seu time siga reforçando a relação com o cliente no pós-venda.
O chamado Customer Success ajuda a manter clientes por mais tempo. Mais do que isso, é o caminho para fazê-los verdadeiros propagadores da empresa.
LEIA MAIS: Como o Inbound Marketing pode gerar negócios para sua empresa
O Outbound Marketing já existe há muito tempo. Contudo, ainda não era conhecido por esse nome. O termo surgiu apenas para contrapor-se ao Inbound.
Nada mais é do que o marketing que você já conhece, com ações direcionadas para divulgar produto, serviço e preço. É o famoso marketing do time comercial, de vendas, focado em fechar leads qualificados.
Aqui o objetivo é justamente ativar a marca em relação ao público. E isso pode ser feito com eventos, peças publicitárias, propagandas em mídias tradicionais, etc.
O foco está em encantar e proporcionar uma experiência positiva em quem consome. O cenário ideal é despertar boas memórias nos consumidores.
Assim fica mais fácil para que eles se afeiçoam com a marca.
Essa é uma das estratégias de marketing mais “táticas” e assertivas. Isso porque ela visa posicionar o produto ou o negócio no mercado.
Apesar disso, ela não é difícil de fazer no dia a dia. Basta identificar oportunidades de mercado que são orientadas para um recorte pequeno de público. Ou seja, os nichos.
Por ser uma segmentação de mercado, a concorrência costuma ser menor e as pessoas costumam reconhecer mais fácil a marca, se ela for boa. Os custos para pôr em prática outra estratégia de atração complementar também não é tão alto.
Nesse caso, a missão é alertar para problemas sociais de uma região. As empresas buscam ter reconhecimento de marca a partir disso, ao mostrar que se preocupam com o ambiente em que estão inseridas.
Para esclarecer, elas realizam atividades voltadas para questões como:
O foco, dentro desta estratégia, é proporcionar o bem-estar social. É comum que isso ocorra para promover produtos, mas também pode estar vinculado ao marketing político.
Esse tipo de marketing pode ser apenas para agregar valor à marca e despertar sentimento de afeto.
Esta é outra das estratégias de marketing tradicionais. Como o nome diz, é um marketing focado em promoções. E todo mundo ama promoções, não é mesmo?
São ações que consistem em promoções dos serviços ou produtos, agregando valor à marca.
Com isso, é possível aumentar as vendas e o faturamento. Sem contar, é claro na fidelização dos clientes com uma experiência positiva e afetiva.
Descontos, distribuição de amostras, eventos promocionais… tudo isso são mimos que costumam agradar os clientes.
Essa é uma estratégia que, quando dá certo, dá realmente muito certo. Apesar disso, é difícil, porque exige sempre estar atualizado de memes e situações que bombam nas redes sociais, por exemplo.
Trata-se de uma ação que pode ser uma propaganda tradicional ou digital. Ela é criada para contagiar as pessoas, fazendo com que a mídia seja espalhada.
É difícil definir o que contribui para a viralização de algo, mas certamente precisa ser algo bem “chiclete”. Você sabe que isso acontece se as pessoas falarem na sua marca sem falar propriamente, através de músicas ou lemas que grudam na cabeça.
Além dessas estratégias de marketing, existem muitas outras, tais quais:
E aí, ficou mais claro quais são os tipos de estratégias de marketing e quando é melhor utilizá-las?
Agora, você só precisa definir qual o seu objetivo, a sua persona, a sua melhor solução e, claro, deixar que a Agência MKS faça o resto!
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