Saber como montar uma equipe de vendas B2B de alta performance é fundamental para alavancar os resultados e a produtividade do negócio. Mas, muito além de apenas vender, é preciso ir um pouco além. Os profissionais que integrarão o time comercial precisam estar alinhados com o objetivo e a estratégia da empresa. E isso vale para qualquer tamanho e segmento de atuação. Pois é por meio dos vendedores, também, que se torna possível conquistar e fidelizar os clientes. Muitas vezes, a maneira como se posicionam pode ser decisiva para efetivar ou não uma negociação.
Portanto, se quiser saber como montar uma equipe de vendas de sucesso, continue a leitura do artigo de hoje. Preparamos algumas dicas infalíveis para você aplicar.
No momento de selecionar os profissionais comerciais, por mais que busque um perfil mais experiente com foco total em metas, considere também outros tipos de profissionais.
Diversificar ajuda a ter visões diferentes de mercado, técnicas de abordagem e estratégias. Desse modo, é como se os seus vendedores se complementassem. O que é um grande diferencial, pois apesar de a empresa ter um público-alvo específico, isso não quer dizer que os clientes sejam todos iguais, não é verdade? Ainda mais quando pensamos em vendas B2B que costumam ter um fluxo muito diferente do que no caso B2C.
Além disso, alguns profissionais muito focados em bater as metas se tornam um tanto competitivos (além da conta). O que pode acabar criando um clima ruim entre a equipe e interferir nos resultados.
Sendo um gestor, precisa assumir – de verdade – o seu papel de líder para ser visto como uma referência. Qualquer equipe precisa de um bom líder, e você é a pessoa mais indicada para isso. Aliás, hoje em dia muito se fala sobre a diferença entre chefe e líder. Sendo o segundo, aquela figura capaz de motivar sua equipe apenas por ser um bom exemplo.
Os profissionais tendem a se inspirar na liderança por confiarem seu potencial. O relacionamento da equipe com os líderes costuma ser baseado em respeito. A hierarquia é considerada não por questões de medo, mas sim por reconhecerem o empenho de seu superior em contribuir para o desenvolvimento e crescimento dos funcionários.
Mas também há possibilidade de delegar essa função para algum colaborador mais experiente, em que confie e saiba ser capaz de desenvolver a função.
Sendo quem for, é importante ter em mente que essa pessoa ficará responsável por delegar tarefas, acompanhar os processos, garantir que todos tenham acesso às informações comerciais necessárias e dar o apoio preciso para o time de vendas.
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É fundamental que exista uma política de se reunir com a equipe com frequência. Mesmo para os casos em que os vendedores atuam em diferentes locais, é possível fazer isso de forma online. Esses encontros não precisam ser extensos, pelo contrário, podem ser objetivos e focados em um propósito. Independentemente da dinâmica utilizada, é importante falar sobre as metas, objetivos da empresa, estratégias e atualizar qualquer informação sobre o departamento comercial.
Além disso, esse momento é importante para que o gestor ouça o outro lado da história e questione as barreiras e limitações encontradas pelos vendedores. Aproveite e peça sugestões sobre como melhorar essas questões.
A troca de informações entre gestores e equipe é fundamental quando se pensa em como montar uma equipe de vendas de sucesso.
Trabalhar com metas é realmente um desafio e, por vezes, até estressante. A pressão para alcançar resultados aparece de todos os lados. Quando as metas não são atingidas, causam frustração e desmotivação dos colaboradores. Por outro lado, quando se consegue chegar ao número esperado, a conduta da empresa deve prever uma forma de recompensar o esforço e dedicação. Isso serve como um impulsionador e incentiva a equipe a encontrar maneiras de se superar.
Olhando para esse aspecto, é importante não focar apenas em retribuições financeiras. Agradecer, elogiar, citar como exemplo, também são excelentes formas de valorizar os vendedores. Isso faz com que eles se sintam peça fundamental e acaba refletindo nos próprios resultados individuais e coletivos.
Parece estranho citar o marketing quando pensamos em como montar uma equipe de vendas B2B. Contudo, a relação do departamento nessa missão pode ser muito mais essencial do que se imagina. Por meio das estratégias de marketing, os vendedores podem se apoiar nos conteúdos para fortalecer o relacionamento com os clientes. Além de gerar leads mais qualificados, os materiais desenvolvidos pelo setor podem inclusive servir como fonte de informações. Tanto para os comerciais quanto para os clientes.
Mas, para que isso seja efetivo, é fundamental que a área de vendas atue junto ao marketing. As informações para a criação dos conteúdos só serão realmente eficientes se o gerente comercial repassá-las ao setor. Afinal de contas, ninguém melhor para expor as dores e necessidades do público-alvo do que os profissionais que estão na linha de frente.
A integração entre os departamentos contribui de forma muito positiva e é algo que sempre deve ser levado em consideração.
Agora que você já sabe como montar uma equipe de vendas de alta performance, observe o que vem sendo feito e o que pode melhorar. Esperamos ter contribuído trazendo essas dicas básicas.
Porém, gostaríamos de fazer ainda mais pelo seu negócio. A MKS é uma agência focada em aumentar as vendas B2B e seria um prazer colaborar para potencializar os seus resultados.