Vivemos em uma época conectada e de rápidas mudanças, isso não é novidade. Cada vez mais profissionais de pequenas e médias empresas (PMEs) estão percebendo a importância da presença online e a geração de leads e vendas através do marketing digital.
Em tempos de crise, pequenos empresários são obrigados a diminuir custos e aumentar suas vendas para garantir sua sustentabilidade. Nesse contexto, o marketing digital revela-se como uma solução perfeita.
A questão é que muitos pequenos e médios empresários não aderiram à essa nova realidade e agora precisam recuperar o tempo perdido, por isso, em 2017, uma das maiores tendências é o aumento de pequenas e médias empresas no mercado online.
Se você é um profissional de PME buscando entrar ou se atualizar no mundo do marketing digital, confira abaixo algumas das maiores tendências em 2017.
Vídeo sempre foi um dos formatos mais engajadores, mesmo antes da internet surgir. Nos últimos anos, a audiência dos vídeos na internet explodiu e hoje já supera a da televisão!
Se você quer iniciar ou aumentar a presença da sua marca nas redes sociais, divulgar produtos no seu site ou incrementar sua estratégia de marketing de conteúdo, o vídeo talvez seja a melhor ferramenta, considerando o aumento de opções e nível de engajamento dos usuários.
Comparado com outros formatos, a informação comunicada através do vídeo tem uma tendência muito maior de ser absorvida pelo público, ainda mais quando ela é passada de forma humana, pessoal, tornando assuntos “sem graça” como acontecimento cotidianos de uma pequena empresa em conteúdo interessante e engajador, criando uma conexão entre sua marca e seu público.
As ferramentas e formatos de vídeos estão com novidades constantes, como as opções de vídeos ao vivo por exemplo. Hoje em dia vale muito apostar nos lives do Facebook e Youtube, já que vídeos ao vivo são mais espontâneos e criam maior engajamento instantâneo. Outro fator importante a se considerar é que 46% do tráfego total dos vídeos online são assistidos via smartphones ou tablets, portanto é essencial criar vídeos adaptados à esse formato.
Tem dúvidas ou está inseguro de começar? Comece a assistir vídeos de empresas similares, siga youtubers e especialistas nas redes sociais e experimente!
Facebook Live, Youtube ao vivo, Periscope
Marketing de conteúdo já é uma das formas mais eficazes de atrair, conquistar e envolver o público-alvo há alguns anos, e sua estratégia de distribuir conteúdo relevante e valioso em diversos canais de comunicação funciona muito bem. Ela vem apresentando resultados cada vez melhores, sendo até 62% mais barata e 3 vezes mais efetiva que o marketing tradicional, e no Brasil, mais de 70% das empresas já a utilizam.
No caso das PME, o marketing de conteúdo traz a maneira ideal de alcançar a sustentabilidade financeira, pois é uma forma barata e eficiente de atrair clientes e fechar negócios.
Mas não é qualquer conteúdo que engaja, os usuários de internet já estão cansados de conteúdo superficial e repetitivo, e uma marca que não ofereça algo relevante e valioso não será lembrada.
Por isso, principalmente para negócios em crescimento, é necessário criar conteúdo original, personalizado e de qualidade, que agregue valor e informação ao dia a dia das pessoas. Uma grande tendência hoje são os conteúdos densos, que trazem informações concretas, práticas, objetivas, unificada e multimídia (texto + vídeo + imagens + infográficos…).
Lembre-se, no marketing de conteúdo, qualidade é melhor que quantidade.
Uma grande tendência para 2017 é o content remarketing, que marca através de cookies os conteúdos que o usuário acessou, e oferece mais conteúdos relacionados através da rede display (publicidade em websites) do Google Adwords.
Nesse contexto, vale ressaltar a importância do email marketing, que continua em crescimento com resultados comprovados. No Brasil, 9 em cada 10 pessoas utilizam email, e na comunicação da sua marca com seu público, é uma ferramenta que funciona muito bem, contanto que seja usada de forma inteligente. Todos já estão exaustos de receber emails promocionais, vazios e superficiais, para engajar é necessário:
Com essas práticas, sua empresa conseguirá criar um relacionamento mais próximo e forte com seu público-alvo, podendo assim nutrir os possíveis clientes (leads), educando-os, indicando como solucionar seu problemas e como sua empresa pode ajudar neste processo.
Já está muito claro, estamos na era dos dispositivos móveis.
No Brasil, 95% da população utiliza o smartphone para acessar a internet e redes sociais, já são mais de 240 milhões de dispositivos móveis conectados à internet e, segundo pesquisas, checamos nosso celular a cada 8 minutos e meio. Além disso, as compras realizadas através de dispositivos móveis devem representar 40% de todo o faturamento do e-commerce brasileiro até o final de 2017 (E-bit), e os gastos do brasileiro via smartphones e tablets devem crescer a uma média de 6% ao ano até 2020 (PWC).
Esses são alguns números que retratam a enorme importância de adaptar a comunicação digital de sua empresa aos dispositivos móveis. Seja na presença em redes sociais como Facebook e Twitter, criando emails e sites leves e responsivos (que se adaptam à telas de diferentes tamanhos) ou vídeos adaptados (curtos, objetivos e em uma proporção agradável).
Com a tecnologia móvel acessível para uma parcela cada vez maior da população, as pessoas tem acesso rápido e fácil às informações sobre sua marca e seus concorrentes, possibilitando um maior engajamento e tomada de decisão baseada em dados, isso deixou o consumidor mais exigente e participativo.
Com essa nova realidade, novas estratégias de marketing digital estão surgindo, e grande parte delas são promissoras para PMEs, como serviços de localização, compartilhamento entre dispositivos, facilidade de interação com a marca, aplicativo próprio, entre outras.
Veja a previsão futurística da Microsoft neste vídeo.
Dentro de tantas inovações tecnológicas e com a influência das redes sociais, percebemos essa tendência da humanização das marcas, que trabalham para personificar seus produtos e serviços para criar um relacionamento mais próximo, buscando beneficiar, cuidar e valorizar seu público.
Hoje é fundamental pensar na comunicação e criação de conteúdo de forma mais humana, pois a própria internet existe para isso, conectar seres humanos. Quando você conversa com seu público na primeira pessoa, de forma transparente, utiliza seu nome pessoal na troca de mensagens e emails, fala com uma linguagem um pouco mais livre e informal, você cria um relacionamento real, ao contrário do marketing tradicional, que tem foco no produto e esquece do lado humano do seu cliente.
A valorização do ser humano vale também quando uma empresa cria seus produtos e serviços, buscando adaptá-los às necessidades do público, e não o contrário. A tendência é criar sites e aplicativos intuitivos, pensar na praticidade e conveniência para uma melhor UX (experiência do usuário), criando uma experiência de marca unificada (multicanais).
O comportamento humano mudou, hoje o usuário cria conteúdo e interage diretamente e constantemente com as marcas nos diversos canais de comunicação, por isso é importante ter na essência da empresa esses valores humanos, para comunicar algo real. Se algo dá errado, a repercussão na internet é instantânea, e também deve ser sua resposta.
A tendência é clara e diversos especialistas afirmam, começamos um processo de inclusão das diferenças, aceitação das “imperfeições”, no qual as marcas giram em torno do ser humano.
Os próximos anos serão fascinantes no mundo do marketing digital, as possibilidades aumentam a cada dia, principalmente para as pequenas e médias empresas, por isso aproveite, experimente e aprenda, porque os resultados são recompensadores.
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[…] significa que independente do porte da empresa é possível investir nele e ter resultados. Para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) essa é melhor opção, pois possibilita que elas se aproximem do público-alvo mais […]