As pessoas encaram centenas, se não forem milhares, de mensagens publicitárias no dia a dia, e os gatilhos mentais estão presentes e, de alguma maneira, passam despercebidos, mas ativam uma sensação ou um sentimento que muitas vezes acabam por resultar em uma venda.
Esses gatilhos mentais estão relacionados ao marketing psicológico, ou emocional, e influenciam nas compras de produtos e serviços, de alguma maneira.
Eles se apresentam de forma sutil, e são produzidos de forma que mantém o público inconsciente do que está sendo comercializado.
O contato consistente, junto a uma exposição devidamente aplicada, mesmo que não chame a atenção do consumidor, demonstra aumentar o CTA (Call To Action), ou chamada para ação, em nome de uma empresa, de um produto ou um serviço.
Com o mercado consumidor repleto de concorrentes, toda empresa precisa aproveitar as oportunidades para se destacar, seja com a publicidade tradicional ou o marketing digital, presente em dispositivos móveis e outros equipamentos eletrônicos.
Dessa forma, empreendedores devem entender melhor o que são os gatilhos mentais, e como eles podem se apresentar para a maximização dos resultados de um empreendimento.
A melhor maneira de vender algo é explicar aos clientes o porquê eles devem adquirir o produto ou serviço de uma empresa.
É nesse ponto que entram os gatilhos mentais, que ajudam a entender o que os clientes almejam e desejam, ou necessitam, e qual a percepção que eles possuem sobre determinada marca ou produto.
Do ponto de vista empresarial, é preciso desenvolver um pensamento estratégico para prever as reações dos consumidores, com tantas marcas e os mais diferentes tipos de produtos e serviços disponíveis.
Dessa forma, os gatilhos mentais são tão importantes, pois, no marketing digital, impulsionam as vendas.
Diferentes tipos de gatilhos psicológicos influenciam sobre os desejos e anseios dos consumidores.
Dentre os gatilhos mentais, a escassez pode ser executada de forma ética, pois é uma maneira de gerar interesse e venda em um site e-commerce.
Se o produto ou serviço está prestes a esgotar, é apropriado informar isso aos consumidores.
A criação de escassez pode ser feita das seguintes maneiras:
Instigar aos gatilhos mentais produz um efeito sobre os clientes em potencial, tendo como base a validação social e variedade, mesmo que escassa, de escolhas.
As personas de comprador, também conhecidas como arquétipos de marca, distingue efetivamente a popularidade sobre uma compra, dentro de um mercado competitivo.
Dessa forma, os clientes levam em consideração o que está à disposição para compra, quem é o público-alvo e a história que a marca representa para o mercado.
Grandes marcas usam personas de compradores para se destacar.
O sucesso passa longe da rotina ou da mesmice, e deseja passar essa sensação, entre os gatilhos mentais, de que as personas do comprador são espelhos do público-alvo, e como eles desejam trilhar esse mesmo caminho.
Por falar em histórias, elas estão no centro de uma marca de sucesso.
Um negócio prospera com uma boa história, e as pessoas que compram uma determinada marca adoram ouvir uma, e com final feliz.
Sendo assim, as empresas precisam contar histórias da marca que as destaquem dos concorrentes, e como podem fazer a diferença na vida dos consumidores.
Por isso, as empresas devem contar histórias convincentes, que representam algo cujo herói ou heroína sejam representados pelos próprios consumidores, com gatilhos mentais que apontam para um final incrível e acessível.
A partir do momento que um novo produto ou serviço chega ao mercado consumidor, as pessoas começam a prestar atenção e, eventualmente, passam a agir ou comprar de acordo com o movimento da própria sociedade.
Dos estádios de futebol às quadras de vôlei, dos anúncios em rádio e TV e das propagandas online, o público é influenciado pelo que está em evidência.
Esse efeito de fazer parte da massa reflete nas compras e na contratação de serviços, como streamings de TV ou softwares para trabalhar.
Com tantas opções disponíveis, as pessoas escolhem aquilo que muitos outros também usam, fazendo com que todos se sintam mais seguros quanto ao resultado final.
Por isso que os gatilhos mentais, a partir de avaliações positivas de outros clientes, devem ter destaque junto ao marketing digital.
Entender como os clientes pensam e como uma marca pode influenciar as ações, ajuda a aumentar as vendas e os lucros.
No entanto, é preciso colocar em prática estratégias certas de gatilhos mentais.
As maiores e melhores conexões com os consumidores são construídas a partir do cuidado no atendimento e na confiança que uma marca proporciona ao público.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.