O ano está acabando e com ele a necessidade de planejar o novo que se aproxima. Quando o assunto é marketing, você sabe quais são as tendências de marketing digital para 2023? Sabemos que o universo do marketing digital muda rapidamente e que isso pode gerar um pouco de confusão em quem não é da área.
Por isso, para que você fique confiante em investir em marketing assim que 2023 começar, a MKS preparou uma lista com as 5 principais tendências de acordo com os nossos especialistas e que podem valer para o próximo ano com toda a certeza!
São novas formas de analisar os resultados, novos formatos de conteúdo que ganham espaço, ferramentas e redes sociais em alta e, também, vale destacar que o comportamento das pessoas passa por mudanças constantes. Tudo isso você pode conferir logo a seguir. Já pega a canetinha para anotar as dicas, ok?
Vamos nessa. Boa leitura!
Essa é uma das tendências de marketing digital para 2023 que veio para ficar. As ações e o planejamento não podem mais ser feitos com base em achismos. A tendência é que os dados sejam cada vez mais responsáveis por guiar as campanhas de marketing e ajudem as marcas a realizar ações mais assertivas.
Isso já pode ser visto na prática, conforme detalha uma pesquisa feita pela Salesforce e divulgada na Exame, 78% dos profissionais de marketing entrevistados afirmam que o engajamento do cliente já é orientado por dados.
Uma das grandes tendências de marketing digital para 2023 é a de trabalhar cada vez mais com a diversidade, a inclusão e a responsabilidade social. Esse fator já está sendo visto há alguns anos, quando mais pessoas negras, mulheres e pessoas LGBTQIA+ começaram a ser representadas em programas, publicidades e propagandas.
As marcas precisam assumir essa postura em todos os âmbitos, inclusive no marketing, para conseguir se manter em alta no mercado e conquistar novos adeptos. Mas isso também deve estar atrelado a outras atitudes, como contratação de colaboradores diversos e preocupação com o meio ambiente e destino correto de resíduos, por exemplo.
Hoje, muitos consumidores se preocupam com essas questões antes de comprar.
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A terceira da lista de tendências de marketing digital para 2023 é marketing de influência. Contratar pessoas famosas ou com a aparência específica para a sua marca já é uma prática antiga. No entanto, a forma como isso tem sido feito mudou ao longo dos anos. Atualmente, os influencers de uma marca não são apenas “garotos propaganda”, mas sim, tornam-se embaixadores da marca. Isso porque os consumidores gostam de comprar de pessoas ‘parecidas’ com eles, que trazem estilo de vida e outros conteúdos ‘mais próximos’ da sua realidade.
Por isso, é cada vez mais importante tomar cuidado na hora de definir quem serão os porta-vozes da sua marca. É preciso fechar parcerias e contar com embaixadores que tenham valores que estão em consonância para a sua empresa — e, é claro, que o influenciador também sinta que faz sentido para a sua própria imagem.
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Os vídeos estão cada vez mais no gosto popular e cabem nas tendências de marketing digital para 2023. É só ver o famoso sucesso do Tik Tok, reels do Instagram ou mesmo o YouTube, que segue forte depois de tantos anos de mercado.
Enquanto o YouTube permite e valoriza conteúdos mais longos, explicativos e com descrições maiores, no TikTok e no Instagram fazem sucessos os vídeos mais curtos e objetivos.
Assim, é super importante apostar nos vídeos para as suas estratégias de marketing digital, pois o audiovisual, com certeza, está em alta para tendências de marketing digital para 2023. Resta saber qual plataforma é mais adequada à venda do seu produto ou solução.
Por fim, dentre as tendências de marketing digital para 2023, não podemos deixar de falar dos profissionais da área. Uma das grandes tendências é a evolução dos atuantes do mercado.
Afinal, são eles que conseguem aplicar as tendências aqui refletidas, especialmente quando estamos falando de tecnologia, dados e performance. Por isso, é necessário que o profissional esteja sempre atento às novidades, conheça as principais tendências, saiba como planejar e organizar as melhores estratégias para a empresa, principalmente para as B2B, que vendem soluções para outras empresas e nem sempre conseguem se fazer entender de forma simples, entre outros.
Fora a criatividade para criar conteúdos que engajam e trazem conhecimento ao público, que precisa, sim, ser educado, é crucial que o profissional atual de marketing também saiba analisar dados e, assim, tenha um perfil cada vez mais completo para entregar materiais qualificados.
Não raro, muitas empresas do ramo B2B optam pela parceria com uma agência especializada em marketing digital para desenvolver suas estratégias e ações e fazerem com que cheguem da forma correta e mais efetiva a outras empresas.
Aliás, essa pode ser uma excelente iniciativa para a sua empresa acompanhar as principais tendências de marketing digital para 2023 e alavancar o negócio. Então, que tal conhecer a Agência MKS? Somos especialistas na gestão de marcas nos canais digitais e trabalhamos com um grande portfólio de clientes e soluções no mundo da tecnologia e players de grande porte. Conheça melhor nossos serviços e faça sua consultoria gratuita agora mesmo!
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